Docentes das IEES que fazem pós-graduação stricto sensu incluídos em programa de capacitação 20/03/2009 - 10:11

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), através da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, anuncia nova modalidade do Programa de Capacitação Docente das Instituições Estaduais de Ensino Superior – PCD-IEES -  por meio da Chamada de Projetos no 01/2009. A nova modalidade contempla os docentes efetivos das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) que estão cursando mestrado ou doutorado.
Em janeiro, a Fundação Araucária havia anunciado uma primeira modalidade, que contemplava apenas os professores que ainda vão iniciar o mestrado ou doutorado. Com esta segunda modalidade, quem entrou no programa de pós-graduação stricto sensu em período anterior ao previsto na chamada de projetos 01/2009 também poderá ser incluído no PCD-IEES. Serão mantidos os objetivos, características, condições, requisitos e prioridades daquela chamada.
O PCD-IEES visa promover a melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Paraná, apoiando os esforços institucionais de capacitação e aprimoramento da qualificação de seus docentes.
Para a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a valorização e qualificação dos docentes das universidades e faculdades estaduais fazem parte da política do governo do Paraná. “Há uma política estadual de investimentos nas universidades e faculdades públicas, tanto em infra-estrutura, laboratórios e bibliotecas, como na qualificação dos professores”, explicou.
A ação de financiamento de bolsas de mestrado e doutorado está sendo implementada em consonância com as atuais diretrizes da Seti, como parte do “Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual”. O programa visa à melhoria da qualificação dos quadros de docentes e de pesquisadores do Estado do Paraná, à consolidação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Estado, ao fortalecimento de grupos de pesquisa sediados no Estado e à qualificação de todo o sistema estadual de ensino superior e de pesquisa.
A qualificação deve acontecer em universidades estaduais, federais e privadas sem fins lucrativos do Paraná. O acesso às bolsas será exclusivo para docentes das IEES, com prioridade às faculdades estaduais e à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que é a nova universidade criada no Estado.
O PCD-IEES tem um investimento programado de R$ 5,9 milhões que serão aplicados em bolsas de estudo aos docentes participantes do programa, no apoio aos cursos de mestrado e doutorado que recepcionarem os docentes para a formação e em recursos que permitam ao recém formado dar continuidade ou iniciar suas atividades de pesquisa na sua área de formação.
Todos os detalhes sobre as formalidades necessárias à submissão de propostas a esta nova modalidade do PCD-IEES já podem ser acessados no sítio da Fundação: www.fundacaoaraucaria.org.br.