Erasto Gaertner lança cateter de última geração 27/08/2007 - 16:50

27/08/2007
Foi lançado na segunda-feira à noite (27), no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, o “Basic Port”, cateter para quimioterapia desenvolvido com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/Fundo Paraná, da ordem de R$ 500 mil. Totalmente implantável no organismo, o cateter evita a punção freqüente dos vasos sanguíneos de pacientes em tratamento contra o câncer, proporcionando-lhes maior conforto. O lançamento contou com a presença da secretária Lygia Pupatto, que destacou a necessidade de acesso da população mais carente às novas tecnologias.
“Acredito que vamos contribuir para tornar nosso país menos desigual e com desenvolvimento sustentável na área de ciência e tecnologia”, afirmou na ocasião. A secretária lembrou ainda que já nos primeiros meses de seu primeiro mandato o governador Roberto Requião recomendou atenção especial aos projetos financiados pelo Fundo Paraná cujas soluções contemplassem “aqueles que mais precisam da mão do estado”.
Lygia Pupatto disse ainda que mais importante que o valor do projeto é o seu alcance social. “É bom saber que podemos contar com pessoas altamente capacitadas como as que participaram do desenvolvimento desse equipamento”. Lembrou ainda que 30% dos investimentos do Estado são na área de saúde, “cujo perfil vem mudando significativamente”. Ao final, destacou que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sempre estará aberta a projetos como esse.
O médico Luis Antonio Negrão Dias, presidente do Conselho de Administração do Hospital Erasto Gaertner, também lembrou que o projeto, iniciado na gestão do ex-secretário Aldair Rizzi, tornou-se visível para a população graças à equipe técnica da secretaria. “Nosso agradecimento será eterno”, afirmou. “Sem a parceria com o governo estadual nada disso estaria acontecendo hoje”, completou o coordenador do Instituto de Bioengenharia (IBEG) do Hospital Erasto Gaertner, Jamil Soni.