Fafipar recebe equipamentos e realiza I Simpósio de Administração e Meio Ambiente 14/05/2009 - 15:40

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Pupatto, realizou, nesta quarta-feira (13/05), a abertura do I Simpósio de Administração e Meio Ambiente da Fafipar (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá). O objetivo do evento, que vai até sexta-feira (15/05), é transmitir conceitos a respeito de novos processos sustentáveis, tanto na área da gestão, quanto na área da produção. Para a secretária Lygia, que é bióloga por formação, essa é uma iniciativa louvável. “Parabenizo o departamento por trazer um tema tão atual e relevante. As empresas precisam ter essa visão ambiental, porque de nada adianta obter o lucro e destruir o ambiente em que vivemos. São simpósios como esse que podem fazer nosso mundo um pouco melhor”, afirmou.
Após a abertura do evento, a secretária assinou convênio para desenvolvimento de dois projetos do Universidade Sem Fronteiras, maior programa de extensão universitária do país, mantido pela Seti. Além disso, foi realizada a entrega formal de quatro veículos, equipamentos (sistema de monitoramento eletrônico, sonorização do Auditório Luiz Carlos dos Santos, 150 carteiras do Auditório Manuel Viana, 35 conjuntos de mesa e cadeira para professor; quatro condicionadores de ar, arquivos e armários de aço, 20 ventiladores para salas de aula e sete notebooks), o Laboratório Multidisciplinar na Floresta do Palmito, e os projetos arquitetônicos e complementares do novo campus. “Fico muito feliz por entregar esses investimentos para a Fafipar, pois tenho a certeza de que eles terão um grande alcance. Nos últimos dois anos, os investimentos na faculdade aumentaram 82%. Estamos avançando, porque a educação é o centro deste governo. È assim que vamos fazer uma revolução silenciosa no Estado”, disse a secretária.
O diretor da Fafipar e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Antônio Alpendre da Silva, também comemorou essas aquisições. “A Seti democratizou as relações no ensino superior, inclusive acabou com as diferenças entre as universidades e faculdades. Gostaria de agradecer à secretária por trazer aos nossos acadêmicos e docentes possibilidades cada vez maiores”, ressaltou.
    A estudante do 4º ano de Pedagogia da instituição, Karen Gonçalves, afirmou que já percebeu grandes avanços na faculdade. “Se você visse há cinco ou seis anos, a infraestrutura da faculdade era diferente e a gente não tinha acesso a tanta coisa. Agora, podemos fazer pesquisas em máquinas boas no laboratório de informática, temos melhores condições para estudar, teremos a reforma da faculdade, os carros que ajudarão bastante na execução dos projetos e outros benefícios”, finalizou.