Feira de serviços atende cerca de 1,5 mil pessoas na Vila Nossa Senhora da Luz
03/12/2015 - 08:30

O Governo do Estado promoveu nesta terça e quarta-feira (1 e 2) ações integradas para atender a comunidade da Vila Nossa Senhora da Luz (CIC) e região, em Curitiba, por onde passaram cerca de 1,5 mil pessoas. Foram registrados aproximadamente 3,5 mil atendimentos. A população teve acesso a diversos serviços gratuitos e também a orientações nas áreas de trabalho e emprego, jurídica e de saúde. As atividades integram o Programa Unidade Paraná Seguro (UPS) e são realizadas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Diretos Humanos e instituições parceiras.

“As ações em área de UPS, sejam elas organizadas pelas secretarias ou instituições, são todas importantes porque priorizam o cidadão. O atendimento tem foco especialmente nas comunidades onde estão instaladas as Unidades Paraná Seguro (UPS), na Capital e no Interior do Estado, levando serviços a quem realmente precisa”, ressaltou a coordenadora do Programa UPS Cidadania, Maria Gorete Broti.

O chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Cícero Teixeira, que representou o secretário Leonildo Grota, agradeceu aos parceiros e ressaltou que o apoio deles é primordial. “Devemos trabalhar em conjunto, levando segurança e cidadania para atender cada vez melhor a nossa comunidade”.

Emissão de documentos pessoais, cadastro de emprego, habilitação para o seguro-desemprego e o acesso a programas de aprendizagem foram alguns dos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade social. O público também teve acesso a orientações jurídicas, de saúde e de segurança, além informações sobre linhas de crédito para empreendedores individuais, cadastro para a tarifa social de luz e água, ambiente de inclusão digital, atividades culturais e voluntariado.

“Acredito que o mais importante é trabalharmos juntos, pois sem apoio do Estado com suas secretarias, da prefeitura, dos parceiros e da comunidade, não seria possível realizar esse evento tão importante para todos nós. Com segurança e cidadania conseguimos trazer a paz para a comunidade”, destacou o secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns.

De acordo com o superintendente de Garantias de Direitos da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Leandro Meller, as feiras de serviços contribuem para o desenvolvimento da população e, principalmente, para a inclusão social. “Na união do poder público com a comunidade, o ponto principal das feiras de serviços é levar todo o apoio que a população precisa, por meio de ações”.

Representando a Prefeitura de Curitiba, o advogado Maurício Arruda, disse aos presentes. “Esse é o momento da comunidade usufruir de todos os serviços que estão sendo oferecidos, graças ao apoio dos parceiros, voluntários e lideranças comunitárias”.

Também estavam presentes o comandante-geral da Polícia Militar, Maurício Tortato; a assistente da superintendência da Educação da SEED, Rosangela Bezerra de Melo; representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Luiz Carlos Previdi; e representantes da Regional CIC, José Ramos da Silva; das lideranças comunitárias, Débora Costa; do Ministério Público do Paraná e Defensoria Pública. O evento também contou com a banda da Polícia Militar sob regência do maestro sargento Reinaldo e com o apoio do comandante da UPS Nossa Senhora da Luz, capitão Favero e do Frei Marcus da Paróquia Nossa Senhora da Luz, local onde foi realizado o evento.