Funcionários do Tecpar homenageiam secretária Lygia Pupatto 24/09/2008 - 17:50

Os funcionários do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) ofereceram um jantar em homenagem à secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na noite da última terça-feira (23), em Curitiba. O atendimento de uma antiga reivindicação dos colaboradores da instituição, o recém aprovado Plano de Gestão por Competências, e a contratação de dez novos funcionários foram alguns dos principais motivos da homenagem.
“Sou funcionário do Tecpar há 30 anos e a secretária Lygia retirou da gaveta o Plano de Gestão por Competências e trabalhou muito por sua aprovação”, afirmou Luis Antonio Pissaia, ao entregar uma placa em homenagem à secretária em nome de todos os funcionários e do Sindaspp - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas, e em Empresas Prestadoras de Serviços do Estado do Paraná, do qual é diretor. “Este é um gesto singelo para uma mulher que ocupa uma pasta tão importante como a da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, disse.
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é uma empresa pública de pesquisa, desenvolvimento, produção e prestação de serviços, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e criada há mais de 60 anos. De acordo com especialistas, a gestão por competências alinha as habilidades dos funcionários com a missão e as estratégias da instituição, permite identificar lideranças e talentos e proporciona transparência à gestão das pessoas. Após receber o aval do governo estadual, o Plano foi aprovado no último dia 27 de agosto, pelo Conselho de Administração do Tecpar.
“Agradeço de todo o coração esta homenagem. Tenho um imenso orgulho de ter o Tecpar vinculado à Seti, pois a instituição é um centro de referência no Brasil e no mundo”, afirmou a secretária, ao fazer uma referência aos funcionários, seus representantes e à diretoria do Tecpar. “Toda nossa ação na Seti é para melhorar a vida das pessoas”, disse ela, reforçando que em pouco tempo o plano será implantado.
Segundo Lygia, até 2002, o governo estadual queria praticar a eutanásia com o funcionalismo: “Não tínhamos concursos públicos. É inconcebível uma instituição do tamanho do Tecpar não ter um plano de carreira, nenhum estímulo ao funcionário. Esse plano de competências vai reajustar o salário, incentivar o funcionário a estudar, a progredir na carreira”, disse a secretária, ao lembrar os crescentes investimentos do Governo do Paraná nas instituições públicas de pesquisa e também as recentes medidas do governo federal em benefício à ciência e à tecnologia.
“O governador Roberto Requião mudou a constituição do Paraná para passar de 25% para 30% a verba para a educação. Temos um Fundo de Ciência e Tecnologia que, antes de 2002, repassava recursos às instituições privadas. Em 2003, ao assumir o governo, o governador Requião determinou que os recursos fossem direcionados às instituições públicas”, afirmou a secretária Lygia, explicando que a meta é a popularização da ciência e da tecnologia, em benefício daqueles que mais precisam do Estado.
Também participaram da homenagem o diretor do Sindaspp, Marcos Antonio Massuchetto, um dos organizadores do evento e que, na oportunidade, representou o presidente da Associação dos Funcionários do Tecpar, José Carlos Stradioto; e o coordenador geral do Sindaspp, Ivo Petry.  A diretoria do Tecpar foi representada pelo presidente da instituição, Mariano de Matos Macedo; pelo diretor administrativo, Sebastião Bordin da Silva, e o diretor técnico, Bill Jorge Costa.
Com sede na Cidade Industrial de Curitiba, o Tecpar possui mais quatro unidades: uma unidade de produção de vacinas e antígenos e laboratório de química fina no bairro do Juvevê, um biotério em Araucária, um biotério em Jacarezinho e uma unidade de serviços em Maringá.