Fundação Araucária lança chamada pública que valoriza redes digitais e cidadania
01/01/1970 - 09:00

A Fundação Araucária em parceria com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (SID/MC), lança a chamada pública “Programa Redes Digitais da Cidadania do Estado do Paraná”. O objetivo geral do Programa é qualificar o uso da internet e ampliar as capacidades no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio de convênios com Fundações de Apoio à Pesquisa (FAP's).

As Fundações serão responsáveis por selecionar, monitorar e avaliar projetos das instituições de ensino superior e institutos de pesquisa científica e tecnológica. A apresentação da chamada pública foi feita, no Lactec, pelo presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman, juntamente com a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Dra Lygia Pupatto. Estavam presentes reitores, pró-reitores e representantes da comunidade acadêmica. Na oportunidade, a secretária destacou o potencial científico e tecnológico do estado do Paraná, e apresentou informações sobre o Programa valorizando as expectativas do Ministério das Comunicações em relação a inclusão digital.

A chamada pública no valor total de R$ 3 milhões financiará bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, além de itens de capital necessários a execução do projeto. As propostas deverão compreender as linhas temáticas do edital e ser enviadas pelo coordenador do projeto, que obrigatoriamente, deve ser pesquisador Doutor com vínculo empregatício/funcional ou bolsista Sênior da instituição proponente. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio de 2013, via Sistema SigAraucária, e a divulgação do resultado deverá acontecer a partir do dia 17 de junho de 2013. Outras informações constam em edital no site http://www.fappr.pr.gov.br/.

As linhas temáticas previstas no edital são: Capacitação de micro e pequenas empresas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Qualificação do uso das Tecnologias da Informação (TIC) e Comunicação nos espaços públicos de uso da internet; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), direcionadas à Gestão e Comercialização da Produção na Agricultura Familiar; Tecnologias da Informação (TIC) e Comunicação direcionadas ao trabalho, emprego e renda; Capacitação de técnicos e Gestores Municipais no uso das Tecnologias das Informação e Comunicação (TIC); Tecnologias da Informação e comunicação, direcionadas à Cultura: preservação, promoção e acesso.