Governador Requião autoriza credenciamento da UENP 04/12/2008 - 13:50

O governador Roberto Requião assinou, nesta quarta-feira (3), decreto que autoriza o credenciamento pelo prazo de cinco anos e aprova o estatuto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), parabenizou o reitor, Dom Fernando José Penteado, o vice-reitor, Luís Carlos Bruschi, e os cinco diretores das Faculdades que formaram a UENP e integraram a comissão de implantação da universidade. “Esta é mais uma vitória do ensino superior público do Paraná. A UENP é uma universidade que já nasce forte”, comemorou a secretária.
“Foi a melhor notícia que tivemos. É a coroação de todo o esforço que a UENP vem fazendo para ser reconhecida. Esta é uma experiência de liderança concreta, de melhoria de vida e integração para o Norte do Paraná”, afirmou o reitor da UENP, dom Fernando José Penteado. “Nós agradecemos ao governador Requião e à secretária Lygia a compreensão e o apoio”, disse o reitor.
ESTRUTURA E RESULTADOS
A Universidade Estadual do Norte do Paraná nasce com 6 mil alunos, 22 cursos de graduação, 24 de pós-graduação e curso de mestrado em Direito. A instituição tem assegurados R$ 3,6 milhões no orçamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os recursos serão aplicados em novas salas de aula, laboratórios, equipamentos e em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Agora em dezembro, o governador Requião aprovou a compra de equipamentos para o campus Bandeirantes. Entre os equipamentos estão materiais de laboratório, materiais para alambrado e iluminação para piscicultura.
Além disso, o novo programa da SETI, Universidade em Movimento, lançado em novembro deste ano, assegurou à UENP o valor adicional de cerca de R$ 4 milhões no orçamento de 2008.
Sexta universidade pública estadual, a UENP reúne as faculdades estaduais de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi); Luiz Meneghel (Falm); de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop); de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija) e de Educação Física de Jacarezinho (Faefija).
As faculdades que compõem a UENP já funcionam de forma unificada desde 2006. A instituição já organizou seu último vestibular como universidade. A UENP atende a todas as exigências da Lei de Diretrizes e Bases, como possuir um terço de seus professores trabalhando em regime integral e um terço com mestrado e doutorado, além de grupos de pesquisa cadastrados junto ao CNPq.
As faculdades que formaram a UENP foram muito bem classificadas no ranking divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro. A Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), em Jacarezinho, tirou a melhor nota no Índice Geral de Cursos entre todas as instituições de ensino superior paranaenses, com 356 pontos e média 4. Outra faculdade da UENP que se destacou foi a Faculdade Estadual de Educação Física (Faefija), também em Jacarezinho, que obteve 307 pontos e média 4. Com isso a UENP soma-se às Universidades Estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) na conquista de pontuação considerada de excelência (4 a 5) de acordo com a avaliação do MEC.