Governador autoriza alterações em sete cursos de universidades e faculdades públicas 16/10/2008 - 15:13

O governador Roberto Requião aprovou esta semana diversas mudanças em sete cursos de cinco instituições de ensino superior públicas, sendo duas universidades estaduais, duas faculdades estaduais e uma municipal. As novidades estão na renovação do reconhecimento dos cursos pelo Estado, na autorização de funcionamento e em novas propostas pedagógicas.
Três graduações passaram a ser reconhecidas pelo Governo, sendo duas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e uma da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Os cursos são os de Artes Visuais e Música, da UEPG, e o de Letras: Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, da Unioeste.
O curso de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) teve mudanças na sua proposta pedagógica. A graduação passa a ter uma carga horária de 3.490 horas, funcionamento em dois turnos – diurno e noturno - e 150 vagas anuais.
Outra faculdade estadual, a Faficop (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio) teve mudanças em um curso. A graduação em Administração teve seu reconhecimento renovado por mais cinco anos pelo Governo.
Por fim, foi autorizado o funcionamento de dois cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, a única instituição municipal da relação. Agora, as graduações em Enfermagem e em Ciências Biológicas estão com seu funcionamento autorizado.
Todas as novidades nas instituições não trarão ônus para o Estado, uma vez que nenhuma necessita de recursos extras. Além disso, as mudanças garantem aos alunos formados a expedição de diplomas.