HU’s da UEL e do Oeste do Paraná realizam campanha de prevenção ao câncer de pele 04/12/2017 - 15:00

O curso de medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em Londrina, promoveram a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele no último sábado (2). A prevenção ao câncer de pele é o motivo da campanha “Dezembro Laranja”, que acontece durante este mês em todo o Brasil.

Em Cascavel foram 140 atendimentos, com seis suspeitas de câncer, agendadas para cirurgia e 33 casos de lesões pré-malignas tratadas com crioterapia por nitrogênio líquido.

João Ribeiro tem 69 anos e procurou o atendimento, ele afirma que a prevenção faz diferença. “Há quatro anos participei de um evento parecido e hoje estou de volta, fiquei sabendo pelo rádio, e mesmo com a dificuldade de vir de ônibus, eu e minha esposa viemos até o hospital para fazer o exame, que foi rápido, sem dor e bem esclarecido ”, enfatizou.

Segundo o médico dermatologista, Hirofumi Uyeda, coordenador do ambulatório do HUOP e organizador do evento, o câncer de pele sobe em níveis alarmantes, a população não se previne da forma correta e principalmente no verão acaba ficando mais vulnerável aos malefícios do sol e do calor em excesso. “O câncer de pele está muito ligado à exposição crônica ao sol, e o melanoma, tipo de câncer que atinge os mais jovens pode se parecer com uma simples pinta, sempre que a pessoa desconfiar de uma anormalidade deve procurar um acompanhamento médico imediatamente”, comentou. Segundo Uyeda, evitar o sol das 10 às 15 horas e não esquecer o protetor são a melhor forma de se prevenir.

Londrina
Em Londrina, a campanha foi realizada no Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), no Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A população foi avaliada por dermatologistas, que repassaram informações sobre o câncer da pele, com foco na prevenção. Os casos suspeitos foram encaminhados para tratamento.

O atendimento voluntário foi realizado por docentes, residentes e médicos dermatologistas, de maneira totalmente gratuita.
Segundo os dermatologistas Airton dos Santos Gon, coordenador da Residência Médica de Dermatologia do HU-UEL e Rubens Pontello Junior, professor auxiliar de Dermatologia e coordenador da Campanha de Câncer de Pele em Londrina, a média, nos anos anteriores, de detecção de câncer de pele foi de aproximadamente 6%.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.