Hospital Universitário de Londrina completa 43 anos 31/07/2014 - 16:53

Para marcar mais um aniversário do Hospital da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a diretoria e a Assessoria de Comunicação e Documentação Científica do hospital, programaram um evento artístico que tem o objetivo de envolver pacientes e público externo com servidores, professores e alunos. A apresentação de aniversário está marcada para esta sexta, a partir das 12h30, no saguão do HU. A apresentação fica por conta dos corais da 1ª Igreja Batista de Londrina.

Histórico

O Hospital Universitário da UEL é o maior hospital público estadual do Paraná, integralmente disponibilizado ao SUS. Como hospital-escola é considerado de referência nacional. Alunos do Centro de Ciências da Saúde da UEL (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Odontologia) têm no HU um grande campo de aulas práticas já nos primeiros anos dos cursos.

Em algumas especialidades, como a Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO), Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Banco de Olhos Regional de Londrina (BOL), Hemocentro Regional de Londrina e Centro de Informações Toxicológicas (CIT), além de atender pacientes de todo o Estado, recebe pessoas de outros estados, como São Paulo e Santa Catarina.

É um dos poucos hospitais do Estado credenciado em áreas de alta complexidade, como hemodiálise, hemodinâmica e aférese, entre outras. Na Telemedicina/Telessaúde é pioneiro no interior do Estado, atualmente coordenando as atividades da Rede Estadual de Telessaúde na Macrorregião Norte do Paraná.

Diretamente ligado, na sua criação, ao Curso de Medicina da UEL (criado em 1967), o HU, fundado oficialmente em 1971, tem histórico de pioneirismo, como a realização do primeiro transplante de rim no Paraná, em 1972; e na cirurgia de redução de estômago, em 1998, entre vários outros procedimentos complexos.

Com atendimento referenciado – municipal e no âmbito regional – ao HU de Londrina são encaminhados pacientes classificados como de maior gravidade e complexidade no seu Pronto Socorro – nas suas clínicas Médica, Cirúrgica, Ortopédica, Obstétrica e Pediátrica –, contribuindo decisivamente na redução da morbidade na região.

Em 2013, entre consultas, internações, partos, cirurgias e atendimentos de pronto socorro, o HU (computando os atendimentos no AEHU, antigo AHC) fez mais de 202 mil procedimentos, dos quais mais de 57 mil de municípios de fora de Londrina. Além disso, só de exames laboratoriais, o LAC (Laboratório de Análises Clínicas) registrou 1,150 milhão de atendimentos. Na Divisão de Nutrição e Dietética, quase um milhão de refeições foram preparadas em 2013.