Inaugurada a nova ala da biblioteca central da UEM 11/07/2008 - 12:00

11/07/2008
A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, inaugurou na manhã desta quinta-feira (10) a nova ala da Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Moderno, o prédio de 12 mil metros quadrados conta com um anfiteatro com capacidade para 160 pessoas e irá beneficiar outras 25 mil que utilizam o seu serviço.
A BCE começou a ser construída há 18 anos, em 1990. O projeto inicial previa três módulos, mas apenas um foi concluído na primeira etapa. A Biblioteca tem um acervo de 400 mil exemplares, e pelo menos três mil usuários utilizam os serviços por dia.
“A biblioteca é a alma de uma universidade. Meu orgulho é saber que em todas as avaliações as instituições de ensino superior públicas do Estado estão em primeiro lugar. Um exemplo é o curso de medicina da UEM, primeiro colocado no Paraná e 11.º no Brasil, na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)”, afirmou a secretária Lygia Pupatto durante a solenidade.
A secretária também ressaltou estar à frente de uma “revolução silenciosa”, numa referência ao programa Universidade Sem Fronteiras. Um exemplo do alcance do programa foi outro compromisso de Lygia em Maringá, onde no início da tarde, no Senai, fez o lançamento regional de mais um sub-programa da Universidade Sem Fronteiras, intitulado “Extensão Tecnológica Empresarial”. O subprograma aproxima as instituições estaduais e federais de ensino superior e pesquisa dos micro e pequenos empreendedores.
O reitor Décio Sperandio falou das duas correntes de interpretação acerca da existência humana no mundo, para, em seguida, ressaltar que, nesta quinta-feira (10), durante a inauguração, houve a “celebração da dimensão da alma”. Afirmou que os cursos da UEM buscam sempre a excelência no ensino e alguns se tornaram referência na área. “Tenho certeza de que a biblioteca será uma referência e vai se consolidar pelo espaço, uma obra belíssima, pelo acervo, e pelos servidores que nela atuam”, afirmou.
Na opinião de Sperandio, a construção da imagem de uma biblioteca é feita pelos servidores. “A nossa relação com o governo estadual é importantíssima. Nunca antes na história desta instituição tivemos tanta visita de um secretário de Estado”, referindo-se à Lygia Pupatto.
O vice-reitor da UEM, Mario Azevedo, destacou o papel importante dos pioneiros que acreditaram no potencial da UEM e fez um agradecimento especial ao governo do Estado pela ajuda oferecida ao ensino superior. A UEM oferece hoje 49 cursos de graduação, 27 mestrados e 11 doutorados, além do curso Normal Superior a Distância.