Incubadora Tecnológica de Curitiba elege seu Conselho 2009-2012 21/05/2009 - 16:39

A Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), vinculada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), elegeu na última quarta-feira (20/05) os membros do seu Conselho. Para a presidência foi eleito o atual diretor-presidente do Tecpar, Aldair Tarcisio Rizzi. Já para o cargo de Secretário Executivo foi escolhido o gerente da Intec, Júlio Felix. Ainda como membros efetivos do Conselho foram eleitos Rainer Jungers, do Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), Elizabeth Lunardi, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Virgílio Moreira Filho, da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná (Seim), Paulo André de Camargo Beltrão, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Murilo de Oliveira Schimitt, da Agência de Fomento do Paraná (AFPR), José Moraes Neto, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e Marcel Martins Malczewski, da Bematech, empresa ex-incubada.
O Conselho é um orgão colegiado consultivo constituído de sete membros da comunidade, os quais são representantes de entidades públicas e privadas, convidadas e nomeadas pelo diretor-presidente do Tecpar e por dois representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná, com mandatos de quatro anos. Nessa primeira reunião do Conselho, ficou estabelecido, por decisão unânime, que eles vão se reunir quatro vezes ao ano, com o objetivo principal de proporcionar orientações estratégicas e avaliar as propostas dos incubados.
Segundo Rizzi, a missão principal do Conselho é atuar na defesa da atividade, na formação de profissionais mais capacitados, na aproximação cada vez maior dos principais órgãos envolvidos, além de servir de interlocutor aos órgãos governamentais, universidades e empresas, possibilitando a conquista do desenvolvimento econômico e tecnológico regional por meio de empresas de base tecnológica. Após assumir a presidência do Conselho, Rizzi destacou a importância de atingir também o interior do Estado: “Devemos ser pró-ativos no interior, pensar além Curitiba”.
Para o gerente geral da Intec e secretário executivo do Conselho, Júlio C. Felix, o novo órgão vai intensificar melhorias estabelecendo estratégias importantes para as atividades, responsabilizando-se por garantir a imparcialidade, a impessoalidade e a confidencialidade necessárias às atividades de incubação executadas pela Intec, orientando e supervisionando a política de empreendedorismo e de inovação, incentivando a geração de emprego e renda e propiciando o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços. Felix apresentou ao conselho o planejamento estratégico da incubadora, a qual tem o desafio de em cinco anos ser autossustentável. “Para alcançarmos o objetivo, o planejamento precisa ser dinâmico”, ressalta Felix.
A Incubadora Tecnológica de Curitiba celebra, nestas duas décadas de atividade, o apoio inicial a 78 empresas, das quais 40 se graduaram e, destas, 81% se tornaram atuantes no mercado, proporcionando a criação de centenas de empregos diretos e indiretos, o incentivo à consolidação do Estado do Paraná como polo de tecnologia e, principalmente, a difusão de uma cultura de inovação entre jovens empreendedores paranaenses.