Incubadora da Unicentro quer produzir cosméticos com recursos de nanotecnologia 20/05/2009 - 16:10

Desenvolver cosméticos com essências naturais e utilizando recursos da nanotecnologia é um dos projetos da Incubadora Tecnológica da Universidade Estadual de Guarapuava (Unicentro). Inserido na atividade de extensão tecnológica, dentro do Programa Estadual de Apoio às Incubadoras Tecnológicas e Empresas Graduadas da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o projeto deverá dar um impulso econômico e tecnológico para a região.
A expectativa da empresa instalada na universidade é grande. “Estamos investindo muito na proposta”, afirma Sérgio Lermen, um dos sócios da empresa. “A exemplo do que acontece em outros países, a parceria com a universidade fortalece a empresa”, afirma o diretor da agência de inovação da Unicentro, professor Paulo Rodrigues.
A empresa incubada, que já produz cosméticos a partir de essências naturais, principalmente da Amazônia, pretende com o projeto desenvolver novos produtos, utilizando tecnologia inovadora e matérias-primas regionais, como a erva mate, por exemplo. Por isso, o próximo passo da empresa é conseguir recursos para implantar um laboratório de nanotecnologia na universidade, possibilitando não só desenvolver novos produtos, mas permitir que outras empresas também usem a estrutura.
“Pretendemos desenvolver um polo de nanotecnologia”, afirma Lermen. De acordo com o empreendedor, a fábrica da empresa, será instalada no município de Turvo e vai gerar 500 empregos diretos. Todos gaúchos, os empreendedores aceitaram o convite para instalar a empresa na incubadora da Unicentro durante um evento - uma rodada de negócios de exportação - realizado em São Paulo, em 2007. “A partir daí, nossa vida mudou totalmente”, diz Lermen.
“O desenvolvimento da nanotecnologia é necessário para que a nossa indústria tenha condições de competir no mercado externo, que exige produtos e processos inovadores”, conclui Lermen. A nanotecnologia pode ser definida como a aplicação de tecnologia para manipulação de átomos e moléculas em espessuras muito pequenas. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro. Paulo Rodrigues exemplifica o funcionamento dos cosméticos com a nova tecnologia: “no filtro solar, por exemplo, nanocápsulas são rompidas sempre que o produto precisa ser reaplicado. A nanotecnologia aumenta o poder do produto”.
Os cosméticos da empresa Empório Amazônico foram apresentados na Mostra de Produtos Desenvolvidos por Projetos da Seti, na manhã desta terça-feira (26), em frente ao auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.