Londrina tem mais dois projetos do Universidade Sem Fronteiras na área de Economia Solidária 20/02/2009 - 16:24

O município de Londrina será beneficiado com mais dois projetos do Universidade Sem Fronteiras, contemplados no subprograma de apoio à Extensão Tecnológica Empresarial na área da Economia Solidária. O lançamento dos projetos que são coordenados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e executados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), aconteceu na manhã desta sexta-feira (20).
    O projeto “Adequações Tecnológicas de Empreendimentos de Economia Solidária da Cidade de Londrina” será executado pela UTFPR e o “Rede de Comercialização e apoio a produtos e serviços de organizações de socioeconomia” pela UEL. Os dois projetos contam também com a parceria do município de Londrina por meio do Centro Público de Economia Solidária.
O objetivo da Seti e das Universidades é que os projetos levem uma melhor qualidade aos produtos elaborados pelos grupos de trabalho e geração de renda da Economia Solidária e, consequentemente, um aumento nos rendimentos destes trabalhadores.
Segundo a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as ações de todos os projetos do Universidade Sem Fronteiras em todos os subprogramas estão sendo muito significativas para desenvolvimento de todas as regiões do Paraná. “Os projetos quebram as fronteiras e colocam as universidades a serviço da população”.
“Vamos trazer benefícios, com a profissionalização, a potencialização e a articulação dos itens produzidos pelos grupos solidários. Além disso, vamos oferecer aos nossos alunos, por meio do estágio, uma formação humana e um conhecimento empírico, já que eles estarão trabalhando bem próximo das equipes do Economia Solidária”, ressaltou Lygia Pupatto.
Participaram do evento realizado no Centro Público de Economia Solidária, o prefeito de Londrina, José Roque Neto, a secretária municipal de Assistência Social, do Idoso e da Mulher, Sandra Regina Nishimura; o professor Sinival Pitaguari, coordenador do programa por parte da UEL; o professor Marcos Imamura, coordenador do projeto da UTFPR; a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia; além de vereadores e outras autoridades da cidade.

Ações do Universidades Sem Fronteiras

A gerente de Inclusão Produtiva, Nelma Liberato, afirmou que cerca de 180 famílias, em 43 grupos de economia solidária, serão beneficiadas com os dois projetos integrantes do Universidade sem Fronteiras.
O projeto da UTFPR tem o objetivo de trabalhar com grupos na área de alimentos. “Nesta iniciativa, os participantes que trabalham com alimentos vão aprender a padronizar o produto, a rotulagem, entre outros processos”, explicou Nelma.
O projeto da UEL conta com profissionais e estagiários da área de Administração, prevê uma rede de comercialização dos produtos da economia solidária. A gerente explicou que os dois projetos serão realizados ao mesmo tempo e, em conjunto, e vão contar com a participação de cerca de 20 pessoas, entre profissionais e estagiários bolsistas.