Lygia Pupatto apresenta programas a pesquisadores da UFPR 23/08/2007 - 16:29

A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, presidiu nesta quinta-feira (23), na Universidade Federal do Paraná, reunião aberta com pesquisadores e coordenadores de área da instituição. O objetivo da reunião foi apresentar os programas da secretaria para 2007 e prestar contas dos recursos aplicados pelo Fundo Paraná no período 2003-2006, que somaram R$ 219,7 milhões. Também participou o Reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior.
Segundo a secretária, o orçamento da Secretaria para este ano chega a R$ 1,1 bilhão e a R$ 74,9 milhões para a área da ciência e tecnologia. Como uma das instituições de ensino superior parceira da Secretaria, a UFPR recebeu, no período 2003-2006, R$ 22 milhões, informou ainda. Os projetos financiados pelo Fundo Paraná contemplam diferentes áreas do conhecimento, especialmente a da saúde, com trabalhos sobre transplante de medula óssea e produção de medicamentos de baixo custo.
“É preciso avançar ainda mais na construção de novas redes de pesquisa com o objetivo de potencializar recursos”, propôs Lygia Pupatto ao ressaltar que, na gestão do governador Roberto Requião, o sistema estadual de ensino superior e de ciência e tecnologia opera sob o prisma de políticas públicas, “beneficiando quem mais precisa da mão do Estado”. Uma das redes em andamento, conforme a secretária é a de Incubadoras de Inovação, para atendimento à micro e pequena empresa.
Na área dos direitos sociais, a secretária destacou o programa Universidade sem Fronteiras, que terá R$ 10 milhões para desenvolvimento de projetos de extensão universitária. Um desses projetos estará voltado ao combate da prostituição, informou ainda. Na área do ensino superior e da pós-graduação, a secretária informou que a prioridade é a qualificação dos professores universitários.
“Nossa realidade pede isso no momento”, frisou. Ela lembrou ainda que programas como o de mobilidade acadêmica (intercâmbio estudantil) vêm sendo estudados pela Secretaria e que inicialmente esse trabalho atenderá o intercâmbio dentro do Estado do Paraná.
À tarde, o coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Nivaldo Rizzi, e o presidente da Fundação Araucária, Tarcísio Pires, conheceram os resultados dos projetos “Análise da Oferta e Demanda de Madeira para fins Industriais”; “Biodiversidade, Toxinas e Aplicação Biotecnológica”; e “Aplicabilidade do Transplante de Células-Tronco da Medula Óssea para o Tratamento das Doenças do Coração e do Sistema Nervoso Central”.