Lygia Pupatto em missão oficial na França 02/12/2008 - 20:03

A secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, embarca para a França nesta terça-feira (02) em missão oficial do Governo do Paraná. Ela vai participar de uma série de compromissos naquele país europeu, especialmente relativos à organização dos eventos do Ano da França no Brasil, em 2009, à parceria mantida com a região francesa de Rhône-Alpes, e também representará o governador Roberto Requião na Pollutec 2008.
O primeiro compromisso da secretária será participar da Pollutec 2008, um salão internacional de equipamentos, técnicas e serviços de meio ambiente que abre nesta terça-feira (02), e vai até a próxima sexta-feira (05), em Lyon, na França. Esta 23ª edição da Pollutec contará com a participação de 45 representantes de 28 empresas e instituições brasileiras.
Ainda em Lyon, no próximo dia 08, a secretária participará de reunião preparatória ao Ano da França no Brasil e, mais especificamente, de organização de um colóquio previsto para maio de 2009, no Paraná, e que tratará do tema “Responsabilidade social da universidade”. No próximo ano, o evento contará com a participação do presidente da região de Rhône-Alpes, Jean-Jacques Queyranne, mais 15 integrantes da comitiva que virá ao Brasil.
Na terça-feira (09), Lygia Pupatto participará de um colóquio em Lyon, organizado pela Association de la fondation étudiante pour la ville (AFEV). Com uma série de workshops sobre Responsabilidade Social da Universidade, a programação inclui palestra a ser proferida pela secretária Lygia sobre o Programa Universidade Sem Fronteiras. O tema também será abordado pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Wilson Zonin; pelo professor Rogério Barbosa Macedo, coordenador de um dos 451 projetos do Programa Universidade Sem Fronteiras; e pelo assessor técnico Frédéric Lescat, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (Seti).
Há muito interesse por parte dos representantes da região de Rhône-Alpes em ouvir relatos sobre a experiência do Paraná com o Universidade Sem Fronteiras, considerado o maior programa de extensão universitária do Brasil na atualidade e que contribui para a inclusão do futuro profissional na sociedade e no mercado de trabalho.