Mais 20 máquinas agrícolas serão compradas para fazendas-escola 11/12/2008 - 16:43

O governador Roberto Requião autorizou a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a licitar, por pregão eletrônico, a compra de dez tratores e dez plantadeiras/semeadeiras múltiplas. Com valor total máximo previsto de R$ 2,95 milhões, os equipamentos serão adquiridos com recursos do Programa Universidade em Movimento, que dará continuidade ao processo de desenvolvimento do ensino superior público estadual, iniciado pelo Governo do Paraná em 2003.
O pregão eletrônico está marcado para a próxima quarta-feira (17). O novo programa vai direcionar R$ 82 milhões para as 13 instituições estaduais de ensino superior (IEES). Os investimentos irão beneficiar mais de 100 mil estudantes, técnicos, professores e pesquisadores das universidades e faculdades estaduais do Paraná.
“Os impostos pagos pela população paranaense estão sendo investidos na ciência, tecnologia e na educação”, afirmou a secretária Lygia Pupatto, no final de novembro, durante uma das reuniões para apresentação do novo programa. Ela afirmou que esse volume de investimentos e a forma de repasse são inéditos na história do ensino superior estadual.
Para Lygia Pupatto, todo o desenvolvimento sustentável de uma nação se faz a partir da educação, da ciência, da transferência de tecnologia para a população e com a presença da universidade dentro da comunidade. “Isso já vem acontecendo em todo o Estado, com o programa Universidade sem Fronteiras e com a contínua na valorização do ensino superior estadual”, disse.
Os equipamentos agrícolas contribuirão para aprimorar as condições de funcionamento das nove fazendas-escola pertencentes às universidades e faculdades estaduais. Além da modernização das fazendas-escola com tratores, caminhões e máquinas semeadeiras, os investimentos serão empregados na implantação de laboratórios de informática em todos os cursos de graduação, aquisição de novos veículos para o Universidade sem Fronteiras, compra de outros equipamentos e na construção de centros de integração do PDE.