Mobilidade acadêmica envolve Instituições Estaduais de Ensino Superior e de países do Mercosul 11/11/2008 - 14:35

Representantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná e da Secretaria de Estado da Ciência, tecnologia e Ensino Superior (Seti) reuniram-se nas cidades de Corrientes e Resistência, na Argentina, entre 06 e 08 de novembro, para discutir um convênio de cooperação e mobilidade acadêmica entre as universidades e faculdades estaduais do Paraná, as universidades do Grande Norte Argentino e do Paraguai. Participaram das discussões representantes de 20 instituições de ensino superior.  
    Segundo a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Veneza, o Programa de Mobilidade Acadêmica iniciará no primeiro semestre de 2009, com a participação de três instituições de cada região, e as regras integração dos professores serão definidas até o fim de novembro. No Paraná, as primeiras a participar são a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Os primeiros temas para a cooperação de mobilidade acadêmica serão a energia e o meio ambiente”, destacou Jackelyne.
    As universidades envolvidas vão realizar em conjunto um Seminário sobre “Mobilidade Acadêmica Internacional, Desenvolvimento e Integração no âmbito do Mercosul”, previsto para agosto de 2009.
    Na oportunidade, os representantes das instituições paranaenses também participaram da Plenária dos Reitores de Zicosur (Zona de Integração do Centro Oeste da América Latina e do Sul) Universitária que, por unanimidade, resultou na incorporação das universidades e faculdades estaduais do Paraná na Rede Zicosur. A plenária contou com a presença do governador da Província do Chaco, Jorge Milton Capitanich.