Novo programa Universidade Em Movimento é bem recebido na Fecea 17/11/2008 - 14:30

O novo programa de desenvolvimento do ensino superior estadual, o Universidade Em Movimento, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) que vai investir R$ 82 milhões nas 13 Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), é um estímulo para alunos, professores e técnicos de todo o Paraná. Na sexta-feira (14), foi a vez da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) conhecer o novo programa que vai destinar R$ 1 milhão para investimentos na instituição.
    A apresentação do novo programa foi feita pela secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que na oportunidade ressaltou que os investimentos que vêm sendo aplicados na Fecea têm um papel fundamental no desenvolvimento de Apucarana e região. “As nossas instituições têm que exercer o seu papel social, ajudar no desenvolvimento regional, formando grandes profissionais e também verdadeiros cidadãos”.
    “Juntos vamos construir um ensino superior público de excelência”, disse Lygia, ao lembrar da importância do trabalho conjunto de todos pelo Sistema Estadual de Ensino Superior, que a cada dia alcança inúmeros avanços, sendo um dos melhores do Brasil.
Segundo o diretor da Fecea, Vanderley Ceranto, os novos investimentos nas faculdades e universidades estaduais fazem parte de uma política séria que foi implantada nos últimos anos. “A Fecea vem recebendo investimentos significativos nos últimos anos, tanto em infra-estrutura como em capacitação profissional, concursos públicos e na adequação da carreira docente”, disse o diretor.
    Os avanços do ensino superior estadual foram destacados também pelos estudantes da Fecea. Para a aluna Patrícia Fernandes do Santos, os benefícios “vão ajudar muito nas aulas, principalmente os laboratórios de informática e as melhorias na infra-estrutura”, explicou.
“Vai contribuir bastante para melhorar a nossa formação profissional”, disse a estudante, Simone Rosa.
Para Cleison Ribeiro Aires, bolsista do Universidade Sem Fronteiras, é mais um incentivo para os alunos participarem da pesquisa e da extensão. “É um grande apoio aos alunos e um aumento na credibilidade da faculdade”, falou.

Investimentos

Os recursos de R$ 1 milhão destinados a Fecea serão investidos na aquisição de equipamentos para os cursos de graduação e pós-graduação; seis laboratórios de informática completos, um para cada curso de graduação, contendo 180 computadores, mesas, cadeiras e acessórios; e a compra de três veículos para o programa de extensão Universidade Sem Fronteiras.
O programa Universidade em Movimento irá beneficiar mais de 100 mil estudantes, técnicos, professores e pesquisadores das universidades e faculdades estaduais do Paraná, dando continuidade ao processo de desenvolvimento do ensino superior público estadual, que iniciou em 2003.