Núcleo de certificação de produtos orgânicos da Unespar realiza feira em Antonina 21/06/2016 - 10:09

Na próxima sexta-feira (24), o núcleo da Unespar-Paranaguá do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCOP), realizará a primeira Feira de Produtos Orgânicos. O evento começa às 8h na Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (Ademadan).

O coordenador do núcleo da Unespar, Luiz Ermindo Cavallet, destaca a importância da ação como valorização do trabalho realizado. “O evento tem como objetivo principal apresentar e discutir as alternativas e perspectivas a respeito da comercialização de produtos orgânicos certificados na região litorânea do Paraná.”

Para outras informações entrar em contato com Wanderley Hermegildo via e-mail wandebio@gmail.com ou no telefone 8879-4985; e com Eduardo Javier Marone via e-mail edu.marone@gmail.com ou no telefone 9650-4591.

BALANÇO E PREVISÕES - No final do mês de maio, em reunião realizada na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), foram apresentados os números finais da Fase II e as metas previstas para a Fase III do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCO). Além disso, foram discutidos temas específicos que atendem às metodologias com fim de melhorar os trabalhos dos núcleos e gerar mais capacitação aos agricultores paranaenses.

A Fase III do PPCPO terá o mesmo sistema que as fases anteriores, trabalhando para prospectar agricultores familiares dispostos a se tornarem produtores orgânicos com o acompanhamento devido até que este assuma a condição necessária para ser certificado, conforme a legislação brasileira. Como anteriormente, todas as formas de certificação estarão previstas no PPCPO, ou seja, por auditoria, por OCS (Organização de Controle Social) e por sistema participativo com o apoio da Rede EcoVida.

O PPCPO tem a previsão de investimento para Fase III de cerca de 2,3 milhões, que somados aos valores das fases anteriores, totalizam cerca de 11 milhões investidos pela SETI por meio do Fundo Paraná.

O coordenador Geral da UGF/SETI, Luiz César Kawano, ressalta os benefícios gerados pelo programa que entra no sétimo ano. “Sabemos que uma política pública como esta sinaliza para a sociedade paranaense a preocupação do governo com a preservação do meio ambiente rural, com a saúde do produtor e a geração de renda no campo. A obtenção de um certificado de produtor orgânico garante ao produtor familiar um acesso diferenciado ao mercado, ou seja, a um mercado de alimentos orgânicos com maior remuneração para o seu trabalho ajudando-o a construir uma vida digna no campo”, esclarece Kawano.

O Programa PPCPO, apoiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, disponibiliza a certificação para agricultores familiares do Estado de forma gratuita, além de capacitar a comunidade acadêmica para atuação em serviços de extensão rural, formando mão de obra qualificada e promovendo a inserção de produtos com o selo “Orgânico Brasil” no mercado. O Tecpar realizou investimentos na qualificação de profissionais das instituições parceiras, seguindo a regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.