Oficina volante leva tecnologia ao setor de confecções do Sudoeste 20/08/2007 - 12:00

Tecnologia a serviço do setor do vestuário foi levada a municípios da microrregião de Pato Branco. A proposta foi concretizada neste final de semana, com a inauguração da Oficina Volante de Inclusão Sócio-Tecnológica do Setor do Vestuário, na noite da última sexta-feira (17), no Pólo de Tecnologia do Sudoeste, e a apresentação da unidade no sábado (18), no centro de Pato Branco.
A solenidade contou com a presença da secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; do diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Aldair Rizzi, e do diretor administrativo do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Sebastião Bordin da Silva. Também participaram do evento prefeitos, vereadores, professores da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), costureiras e proprietários de empresas de confecções.
“Ao mesmo tempo em que vai oferecer mão-de-obra qualificada para as empresas que já existem, esse projeto também vai permitir que as mulheres possam formar suas próprias empresas”, disse a secretária Lygia Pupatto. Isso, segundo ela, representará um salto de qualidade para o setor de confecções de toda a região.
“Esse projeto é muito especial, porque vai atingir as mulheres. A mulher pode desenvolver e se qualificar num trabalho doméstico e, ao mesmo tempo, investir na micro e pequena empresa. O governador Roberto Requião sempre tem dito que nós temos que dar a mão do Estado para quem precisa. E toda a política de nossa Secretaria é no sentido de levar tecnologia ao micro e pequeno empresário”, explicou Lygia.
ESPECIALIZAÇÃO – O projeto vai oferecer à população mais oportunidade de trabalho e especialização, incentivando a permanência no interior e reduzindo as desigualdades regionais. Serão atendidas micro, pequenas e médias empresas do setor de confecção. O projeto recebeu R$ 510 mil da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/ Fundo Paraná.
Durante o evento, foi assinado o documento que formaliza a parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Tecpar e o Lactec. “É um termo de cooperação que está sendo feito entre a Seti e o Lactec, que tem as instalações, vai operar o microônibus e organizar a estrutura e o funcionamento em Pato Branco e no Sudoeste”, explicou o diretor superintendente do Lactec, Aldair Rizzi. Nessa segunda etapa do projeto, o Lactec contribuirá com R$ 70 mil; o Tecpar cederá instrutores e vai disponibilizar R$ 90 mil e a Seti repassará mais R$ 90 mil.
Segundo ele, a iniciativa permitirá a execução do serviço de costura em oficinas residenciais, formando uma cadeia qualificada e comprometida com o setor, partindo de Pato Branco para outros municípios da região, conforme cronograma.
De acordo com Rizzi, a política de ciência e tecnologia tem se fortalecido para fazer com que a tecnologia beneficie os pequenos, seja propriedade agrícola ou micro e pequena empresa. “Quando se faz esse treinamento, se qualifica a força de trabalho”, disse. A grande vantagem, segundo ele, é que, ao se qualificar, as pessoas contribuem para a redução de perdas na costura e, ao mesmo tempo, com mais qualidade, preço mais competitivo e aproveitamento de matéria-prima, haverá aumento de produtividade, qualidade e competitividade.
A unidade móvel da oficina foi equipada com máquinas de costura, sistemas de áudio e vídeo e apostilas. O Tecpar vai indicar os instrutores e o Lactec fornecerá a estrutura administrativa necessária. O projeto será coordenado pela técnica Lúcia Amaral, do Tecpar.
O projeto foi formatado após estudo do setor de confecção de Pato Branco e microrregião. O estudo apurou que as empresas são de pequeno porte e as que mais prosperaram atuam no ramo de uniformes escolares e esportivos. O atendimento sócio-técnico proposto vai fortalecer a competitividade do setor por meio da melhoria da qualidade, aumento da produtividade e inovação tecnológica.