Oficinas de plantas medicinais, saúde e gastronomia marcam ações da Operação Rondon 17/07/2025 - 12:30

Mais de 280 estudantes estão percorrendo, ao longo desta semana, 14 municípios do Norte Pioneiro com uma série de atividades de extensão universitária nas áreas de cultura, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e trabalho. As ações fazem parte da Operação Rondon Paraná 2025, iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Nesta edição, além das sete universidades estaduais, o programa conta com a atuação de outras sete instituições de ensino superior parceiras, públicas e privadas.
A programação segue até a próxima segunda-feira (21) e é voltada ao fortalecimento da cidadania e do desenvolvimento local e regional. Nesta quarta-feira (16), a cidade de Barra do Jacaré recebeu uma oficina com orientações sobre como se proteger de animais peçonhentos, como o escorpião, espécie de aracnídeo que tem sido uma preocupação na cidade. Com a demonstração de espécimes mergulhadas no formol, o tema despertou a curiosidade de crianças, jovens e idosos.
A professora aposentada Neuza Camilotti compartilhou conhecimentos sobre plantas medicinais em uma oficina que buscava associar sabores a histórias de vida. “O pau-de-óleo, uma casca de árvore, é muito utilizado para fazer xarope para quem tem bronquite e o chá serve para quem tem colesterol e diabetes e tem também potenciais antialérgicos, entre outros benefícios”, disse a aposentada, que levou potes com erva botão, erva baleeira e pau de óleo para ilustrar as histórias e para despertar os sentidos dos participantes.
Os rondonistas também organizaram uma ação com o tema Água Para Todos, com o apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ao todo, foram atendidas 22 pessoas, que voltaram para casa inscritas no programa Água Solidária, uma política pública que oferece tarifas reduzidas de água e esgoto para famílias de baixa renda no Paraná.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Paranaense (Unipar) prepararam mais de 80 oficinas para as cidades de Barra do Jacaré e Quatiguá. O reconhecimento e a gratidão é uma máxima entre estudantes e a comunidade. A estudante Lívia Idalgo, do curso de Biologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), por exemplo, recebeu uma carta enfeitada com desenhos, escrita à mão por uma das crianças participantes da programação.
SAÚDE – No município de Nova Fátima, 27 homens participaram de uma palestra sobre saúde bucal e riscos da exposição ao sol durante o trabalho, com foco na prevenção de doenças na boca e câncer de pele. Para Luiz Gabriel Bomfim, um dos participantes, o conteúdo trouxe alertas importantes. “É muito importante para os trabalhadores receberem estas informações que podem parecer básicas, mas fazem a diferença no trabalho e no dia a dia”, afirmou.
Doutora em Saúde Coletiva, a professora Tatiane Phelipini, da UEL, que coordena uma das equipes de rondonistas, ressaltou o enfoque especial do trabalho. “Precisamos abordar todos os aspectos da saúde masculina incluindo a física e a mental, pois os homens costumam evitar os consultórios médicos e essa iniciativa busca mudar essa realidade”, explicou.
Os voluntários da Operação Rondon Paraná 2025 desenvolveram uma ambientação acolhedora com ilustrações de jardins e abelhas para a sala de vacinação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Fátima. “A vacina deve ser apresentada às crianças em um contexto que não remete à situação de dor, mas voltado para o acolhimento, humanização e saúde”, salientou a professora, destacando que “os profissionais de saúde podem usar os desenhos para contar histórias e tranquilizar as crianças".
A secretária municipal da Saúde, Regiani Gobbi, chama a atenção para os desafios dos espaços físicos na saúde pública. “A gente sempre pensa num espaço claro, limpo, mas quando se trata de pessoas e do público infantil, esse ambiente pode dificultar as ações na área de saúde”, disse.
APRENDIZADO E RENDA – Em Guapirama, a programação contempla temas como música, produção artesanal de pães, sabonetes e velas, além de debates sobre violência doméstica. As oficinas de musicalização despertaram o interesse de crianças, enquanto as aulas de artesanato e gastronomia oferecem oportunidades de geração de renda, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade. As atividades são conduzidas por universitários e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
As ações da Operação Rondon Paraná fortalecem vínculos entre a universidade e a comunidade, inspirando crianças a vislumbrar um futuro acadêmico e proporcionando aos adultos e idosos momentos de descontração e aprendizado. Oficinas como a de pão de abóbora cabotiá, por exemplo, valorizam ingredientes locais, ao mesmo tempo em que os debates sobre violência doméstica representam espaços de escuta e apoio.
O estudante Gabriel Zanotto, do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR, preparou uma receita com ingredientes típicos da região. “Pensei no pão de abóbora cabotiá porque vi que essa cultura é comum no município”, disse o rondonista. “Ensinei os participantes a aproveitarem a casca e a semente desse legume”.
EDIÇÃO 2025 – A Operação Rondon Paraná reúne ações multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão. Neste ano, as atividades acontecem no Norte Pioneiro, nos municípios de Barra do Jacaré, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Guapirama, Itambaracá, Joaquim Távora, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Quatiguá, Rancho Alegre, Santa Amélia e São Sebastião da Amoreira.
A iniciativa envolve professores e estudantes voluntários das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Neste ano, a programação conta com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); da Universidade Paranaense (Unipar); do Centro Universitário de Cascavel (Univel); do Centro Universitário Ingá (Uningá); do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Insulpar); e da Faculdade de Apucarana (FAP).