PSS 2017 movimenta 19,6 mil candidatos em 17 cidades 24/11/2017 - 14:30
Para acessar os locais de prova, bastará aos candidatos apresentarem o documento original de identificação, com foto. O reconhecimento dos estudantes ocorrerá durante a realização das provas, mediante a verificação do documento de identificação e a coleta de assinatura e impressão datiloscópica do polegar direito de cada candidato. O sistema já foi utilizado no Vestibular de Inverno da UEPG, para dar mais rapidez ao acesso dos candidatos e mais segurança na realização do concurso.
A UEPG é pioneira no Paraná na implantação do processo seletivo seriado. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na terceira etapa, o candidato opta por um dos 39 cursos ofertados pela instituição, que reserva ao PSS 25% das vagas anuais da graduação.
Do total 19.643 inscritos, a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) registra a inscrição de 3.005 concorrentes às 483 vagas ofertadas no PSS III, terceira etapa do processo. A primeira etapa (PSS I) apresenta 10.921 candidatos; e a segunda etapa, mais 5.717. Em relação ao número de inscritos em 2016 (18.308), o órgão responsável pelos vestibulares, concursos públicos e testes seletivos da UEPG computa um acréscimo de 7,4%. “É o maior concurso já realizado pela instituição’, diz o coordenador da CPS, Edson Luiz Marchinski.
De acordo com os dados levantados pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), o curso de Medicina tem a maior concorrência no PSS 2017. São 311 inscritos para 10 vagas, numa proporção de 31,1 candidatos por vaga. Em seguida vem o curso de Enfermagem, com 172 candidatos para 10 vagas (17,2 por vaga); Odontologia, com 202 inscritos para 15 vagas (13,4 por vaga); Engenharia Civil, 168 concorrentes a 13 vagas (12,9 por vaga); e Direito noturno, com 184 candidatos para 18 vagas (10,2 por vaga). Veja a relação completa da proporção candidato/vaga em www.cps.uep.br/pss.
Para dar suporte à realização do concurso, a CPS vai empregar um contingente de 1.886 pessoas. Na última terça-feira (21), o órgão realizou reunião de treinamento para os 110 coordenadores e auxiliares de coordenação que vão atuar nos 40 locais distribuídos n as 17 cidades nas quais a UEPG aplica as provas do PSS. O ensalamento geral (turma e local de prova) e os endereços dos locais de provas podem ser consultados na página do concurso (www.cps.uepg.br/pss).
CONTEÚDOS
Na prova de Redação, o PSS I vai cobrar os seguintes gêneros de produção textual: comentários em blog; crônicas jornalísticas; narração escolar; e relato autobiográfico. Para o PSS II, serão cobrados os gêneros textuais: carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo-argumentativo; e resumo. No PSS III, os gêneros: carta de reclamação, carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.
Para as questões de Literatura Brasileira e de Língua Portuguesa, os candidatos do PSS I devem ler as obras: Antologia Poética (Gregório de Matos); Sonetos (Luís de Camões). Para o PSS II, os livros: Eu & Outras Poesias (Augusto dos Anjos); Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis); e no PSS III, serão explorados os seguintes livros: Amar, Verbo Intransitivo (Mário de Andrade); A Morte de Quincas Berro D'água (Jorge Amado); Livro Sobre Nada (Manoel de Barros); O Filho Eterno (Cristóvão Tezza); e O Ovo Apunhalado (Caio Fernando Abreu).
No link http://cps.uepg.br/inicio/index.php/pss/questoes-somatorio-video, os candidatos podem assistir ao vídeo sobre como funciona o sistema somatário utilizado pela UEPG nos concursos vestibulares e no PSS.
Mais informações em www.cps.uepg.br/pss.