Prefeitos do Vale do Ivaí destacam atuação do Universidade Sem Fronteiras 04/02/2009 - 17:30

O programa Universidade Sem Fronteiras vêm  fazendo uma revolução silenciosa por todo o Estado do Paraná, levando a extensão universitária, a ciência e a tecnologia no apoio a desenvolvimento regional. Os resultados deste programa que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) já são visíveis nos municípios em que professores, estudantes e recém-formados atuam. Os prefeitos de Borrazópolis, Osvaldo Campos de Almeida, de Ivaiporã, Cyro Corrêa Júnior e de Jardim Alegre, José Martins de Oliveira, visitaram a Seti nesta quarta-feira (04) para destacar a grande importância dos projetos em todo o Vale do Ivaí e para agradecer a iniciativa da Secretaria.
Os prefeitos foram recebidos pela secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, uma das mentoras do Universidade Sem Fronteiras, que atualmente é considerado o maior programa de Extensão Universitária do Brasil.
Os três municípios juntos contam com 21 projetos nas áreas de Direitos Sociais, Agricultura Familiar, Pecuária Leiteira, Licenciaturas, Extensão Tecnológica Empresarial e Produção Agroecológica.
BORRAZÓPOLIS
O município de Borrazópolis conta com sete projetos do Universidade Sem Fronteiras. Um deles, o “Núcleo de Penas Alternativas da Região do Vale do Ivaí/PR”, faz parte do subprograma das Incubadoras dos Direitos Sociais e é realizado pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). No subprograma de Apoio à Agricultura Familiar há dois projetos: “Caracterização da atividade sericícola e capacitação dos sericicultores do Território Vale do Ivaí”, realizado pelo Iapar, e “Estratégias de controle alternativo de pragas em propriedades rurais familiares nos municípios paranaenses de Borrazópolis e Roncador”, realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
No subprograma de apoio à Extensão Tecnológica Empresarial há três projetos em Borrazópolis: “Programa de diagnóstico, formação e aprimoramento de pequenos empreendimentos do setor têxtil, vestuário e calçados do Vale do Ivaí com base na perspectiva da economia solidária” e o “Programa de conscientização e capacitação para as empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de bonés da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí”, ambos realizados pela Fecea; “Estratégias de desenvolvimento econômico e agregação de renda para agricultores familiares do município de Borrazópolis”, realizado pela UEM. “Construção e transferência de referências técnico-econômicas em sistemas de produção familiares orgânicos do vale do Ivaí a partir de uma rede de unidades produtivas”, realizado pela Emater, está inserido no subprograma de Apoio à Produção Agroecológica.
IVAIPORÃ
O município de Ivaiporã é contemplado com nove projetos. No Apoio às Licenciaturas, dois são realizados pela UEM: “Produção de material didático sobre história do Paraná: um trabalho integrado entre professores e alunos da Educação Básica e Ensino Superior Públicos do Paraná” e “Música na Escola”. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) atua no projeto do “Museu Itinerante de Ciências: proposta de articulação museu-escola do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL)”.
Ivaiporã conta com dois projetos do subprograma de Apoio à Agricultura Familiar: “Caracterização da atividade sericícola e capacitação dos sericicultores do Território Vale do Ivaí” e “Leite do Paraná: produzindo qualidade de vida”, ambos realizados pelo Iapar e UEL. A Fecea também tem atuação em dois projetos no subprograma de Apoio à Extensão Tecnológica Empresarial: “Programa de conscientização e capacitação para as empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de bonés da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí” e “Programa de diagnóstico, formação e aprimoramento de pequenos empreendimentos do setor têxtil, vestuário e calçados do Vale do Ivaí com base na perspectiva da economia solidária. O projeto “Implementação de inovações em laticínios na região Central do Paraná” é realizado pela UEL.  Na área de Apoio à Produção Agroecológica, Ivaiporã tem a parceria da Emater no projeto de “Construção e transferência de referências técnico-econômicas em sistemas de produção familiares orgânicos do vale do Ivaí a partir de uma rede de unidades produtivas”.
JARDIM ALEGRE
O município de Jardim Alegre recebe o apoio de sete projetos: inserido no subprograma de Apoio à Pecuária Leiteira, há o projeto “Leite do Paraná: produzindo qualidade de vida”, realizado pela UEL, e “Caracterização da atividade sericícola e capacitação dos sericicultores do Território Vale do Ivaí”, realizado pelo Iapar.
Quatro projetos de Extensão Tecnológica Empresarial atuam no município de Jardim Alegre: “Implementação de inovações em laticínios na região Central do Paraná” e  “Implantação de um programa cooperativo para agricultores familiares na área de avicultura de postura”, realizados pela UEL; “Programa de diagnóstico, formação e aprimoramento de pequenos empreendimentos do setor têxtil, vestuário e calçados do Vale do Ivaí com base na perspectiva da economia solidária” e “Programa de conscientização e capacitação para as empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de bonés da cidade de Apucarana e região do Vale do Ivaí”, realizados pela Fecea. O município conta com o apoio da Emater no projeto “Construção e transferência de referências técnico-econômicas em sistemas de produção familiares orgânicos do vale do Ivaí a partir de uma rede de unidades produtivas”, inserido no subprograma de Apoio à Produção Agroecológica.