Presidente da Abruem destaca relevância social das universidades em Fórum Nacional 13/04/2009 - 18:10

A extensão universitária e o compromisso das instituições de ensino em difundir e produzir conhecimento junto à sociedade foram reiterados, nesta quarta-feira (15/04), durante a abertura do 44° Fórum Nacional de Reitores da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). Em seu discurso, o atual presidente da Abruem e reitor da UEPG, João Carlos Gomes, anunciou o repasse de R$ 100 milhões às universidades e faculdades estaduais e municipais, provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia e dos estados onde há instituições filiadas à Abruem.
“Se, pela pesquisa garantimos nosso papel de vanguarda, pela extensão revelamos nossa pertinência social, fazendo com que os conhecimentos produzidos sejam compartilhados e retroalimentados, promovendo uma formação plena, que valoriza a cidadania”, afirmou. O presidente João Carlos concluiu seu discurso defendendo o aumento na distribuição dos recursos. “Assim, é possível garantir as estruturas já consolidadas, aprimorar as que estão em implantação e criar outras que se apresentem necessárias”, finalizou.
Para a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto, a valorização da extensão universitária mostra o compromisso das instituições estaduais e municipais com o desenvolvimento de suas comunidades. “Toda a sociedade, não só no Brasil, mas do mundo todo, coloca a educação como prioridade para o desenvolvimento econômico, social e cultural de sua região”, disse a secretária, que recebeu o título de associada honorária da Abruem, pelas contribuições com o ensino superior do país.
Representando o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a Secretária Nacional de Ensino Superior Maria Paula Dallani Bucci destacou a necessidade de se pensar em um sistema de educação sistêmica, em que o ensino básico e o superior interajam em favor de uma boa formação. “É fato que a escolha do tema ´extensão` mostra que a universidade está em sintonia com as demandas da sociedade”, ressaltou.
De acordo com o governador do Paraná em exercício, Orlando Pessutti, o aumento no investimento do governo nas universidades estaduais se deve ao grande alcance das instituições dentro do Estado. De 2003 a 2009, o crescimento do repasse de verbas foi de 165%, segundo o governador, passando de 530 milhões para 1,4 bilhão de reais. “São ações que buscam promover a extensão universitária, ao levar o conhecimento e a presença do aluno e do professor para junto das pessoas, que precisam receber orientação qualificada”, afirmou.