Programa Bom Negócio Paraná oferece curso de capacitação na modalidade a distância 13/01/2014 - 13:19

Acontece nesta segunda-feira (13), às 19 horas, a aula inaugural do curso de Capacitação e Consultorias de Micro, Pequeno, Médio e Informais Empreendedores do Programa Bom Negócio Paraná (PBNP), na modalidade a distância coordenado pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A oferta na modalidade a distância (EaD) se constitui em um projeto piloto, e a partir dessa experiência, deverá ser estendido às demais instituições estaduais de ensino superior paranaenses. A primeira turma é composta por 80 alunos de diferentes localidades do Estado.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes a oferta do curso de capacitação na modalidade EaD possibilita o uso de novas ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso aos interessados. “ Estamos ampliando as possibilidades e condições de atendimento do programa. Queremos chegar em todas as regiões do estado do Paraná. Com a modalidade de ensino a distância o empreendedor poderá realizar o curso nos horários livres, em casa, com acompanhamento de um orientador para esclarecer dúvidas, e com a realização de alguns encontros presenciais denominados consultorias”, destacou o secretário.

No curso de capacitação a distância o aluno receberá orientações específicas sobre como usar a Plataforma, que constará na carga horária global do curso, bem como receberá todo o material impresso para acompanhar as aulas.

“A EaD fundamenta-se nos conceitos de interatividade, interdisciplinaridade, cooperação e autonomia”, diz Marilisa Oliveira, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo (NAE) do Bom Negócio Paraná na UEPG. A adoção dessa metodologia, segundo ela, favorece um alcance maior do PBNP, atingindo empreendedores dos municípios mais distantes do Estado, com dificuldades de acesso a iniciativas do gênero presenciais.

O curso tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, local e regional, através da capacitação, consultoria e acompanhamento de micro, pequeno, médio e informais empreendedores. “Com isso estaremos fortalecendo as iniciativas que possam resultar na sustentabilidade das empresas e na geração de novos negócios”, diz a professora Marta Lúcia Schaedler da Rosa , orientadora do curso. Ela destaca que, com a oferta da capacitação a distância, espera-se possibilitar um maior acesso ao PBNP, com a possibilidade de o empreendedor, em qualquer local, poder escolher o melhor horário para realizar suas atividades, sempre acompanhado on-line pela equipe de orientadores.

O Programa Bom Negócio Paraná é destinado para quem quer iniciar um novo empreendimento ou modernizar um já existente, propiciando acesso a técnicas modernas de gestão, incluindo planejamento, finanças, marketing, vendas, gestão de pessoas e gestão estratégica.

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI),, das sete Universidades Estaduais, e do Programa de Extensão Universidade sem Fronteiras (USF/SETI), já capacitou 6 mil pessoas em 128 cidades com 249 turmas. A capacitação tem duração de 66 horas aulas e é dividida em cinco módulos: de gestão de Pessoas, Finanças, Estratégicas, Comercial e Negócios. Também são oferecidas gratuitamente consultorias feitas nas empresas dos empreendedores capacitados.

As sete universidades estaduais atuam de forma multidisciplinar na realização da capacitação por meio dos seus coordenadores, dos orientadores extensionistas, dos profissionais recém-graduados e dos alunos dos cursos de administração, contabilidade, economia, direito e outras áreas correlatas para atender os empreendedores paranaenses.

A capacitação do Programa Bom Negócio tem por objetivo executar uma política de extensão priorizando o financiamento de projetos em áreas estratégicas para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense e está se consolidando como um importante projeto de extensão.

O Programa Bom Negócio conta com importantes parceiros: a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), a Agência Fomento Paraná, o Banco do Empreendedor, Prefeituras Municipais, Entidades Representativas das Classes Empresariais e das Comunidades Empreendedoras que apoiam a execução da política de desenvolvimento econômico e social em todas as regiões do nosso Estado.