Programa Universidade Sem Fronteiras vai beneficiar o Litoral do Paraná 29/11/2007 - 16:50

Maior programa de extensão universitária do país, o Universidade Sem fronteiras, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi lançando no Litoral Paranaense, nesta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Paranaguá. São 14 projetos divididos nos subprogramas de licenciaturas, direitos sociais, agricultura familiar e pecuária leiteira com aproximadamente 120 pessoas envolvidas, entre professores, profissionais recém-formados e estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná (Embap) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
Após a apresentação dos projetos que fazem parte do programa, a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, destacou a troca de experiências possibilitada pela iniciativa. Para a secretária, a expectativa sobre o programa é imensa e há grande responsabilidade das instituições envolvidas. “A dimensão do programa criou uma expectativa nas pessoas e comunidades envolvidas, e a execução é uma responsabilidade que nós temos com o Paraná”, disse.
Ressaltando a importância que o Universidade Sem Fronteiras tem para o Litoral, o diretor da Fafipar, Antônio Alpendre da Silva, disse que o desenvolvimento regional e a garantia dos direitos sociais, visando ao bem-estar social, é um dos caminhos para a conquista da cidadania. “O programa é um valiosa ferramenta a ser utilizada na valorização do cidadão. Veio prestigiar as atividades acadêmicas, envolvendo-as no processo de qualidade de vida daqueles que no seu dia-a-dia enfrentam maiores problemas e desafios, bem como trouxe a oportunidade de executar seus projetos”, afirmou.
Para o coordenador do projeto “Agregação de Valor Através do Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos do Pescado em Sistemas Produtivos Familiares”, Euler Batista Erse, as expectativas para o programa é imensa por parte de professores, alunos e toda a comunidade. Vamos trazer projetos e experiências científicas que deram certo, levar para a comunidade os pontos positivos e, com isso, inserir o aluno na visão comunitária”, disse.
Para Vanessa Mohr Rosá, profissional recém-formada e bolsista do projeto “A Educação Matemática como Instrumento de Cidadania: Da Faculdade para a Escola”, da Fafipar, o programa beneficiará sua prática como professora, além de tornar o estudo da matemática mais atraente para os alunos das escolas municipais envolvidas no projeto.
Além dos professores e alunos das instituições envolvidas na execução do programa, estiveram presentes no evento a diretora da Embap, Anna Maria Lacombe Feijó; a diretora da FAP, Rosane Schlögel, e o coordenador do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Luiz Roberto Corrêa.
O programa Universidade Sem Fronteiras foi lançado em âmbito estadual no dia 9 de outubro, no Canal da Música, em Curitiba. Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o programa envolve R$ 10,3 milhões, cerca de mil bolsas de estudos, 712 estudantes e profissionais recém formados, mais de 400 professores e pesquisadores de universidades e faculdades públicas do Paraná, 164 projetos e 118 municípios com baixo índice de desenvolvimento humano. O objetivo é intensificar a interação entre estudantes, profissionais recém-formados e professores das instituições estaduais e federais públicas de ensino superior e as comunidades paranaenses.
Segundo a secretária Lygia Pupatto, as universidades e faculdades estaduais compreenderam o alcance do programa, porque sabem que, se o ensino e a pesquisa são importantes, a extensão geralmente recebe menos atenção. As regiões de atuação - prioritariamente o Vale da Ribeira, o Litoral do Estado e a Região Central do Estado - foram identificadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) como as mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social.