Programa de Horticultura investe para melhor desempenho das atividades 08/12/2017 - 15:28
O programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Horticultura, desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e apoiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná, adquiriu uma Chevrolet S10, pelo valor de R$ 140 mil.
O veículo irá auxiliar o projeto nas ações que realiza em diversos municípios da região Noroeste do estado, explica o coordenador do programa, professor José Usan Torres Brandão Filho. “Com a caminhonete podemos ir às cidades com mais facilidade, desta forma, otimizando as atividades desenvolvidas nas visitas técnicas em propriedades privadas. Outra vantagem é a possibilidade de transportar material, como no último Dia de Campo do Mamão, que levamos 2 mil mudas para os agricultores”.
O programa une os conhecimentos universitários com as práticas no campo dos pequenos agricultores de Maringá e região. O objetivo é fomentar a produção local de hortaliças e plantas, consequentemente, fortalecendo a economia local. A equipe do projeto já esteve em dez cidades para visitar propriedades privadas e auxiliar o agricultor com problemas na plantação e colheita e para apresentar técnicas que favoreçam um maior aproveitamento e desempenho da produção.
O professor Rerison Catarino da Hora destaca que com o uso correto da água e fertilização, com a proteção dos lençóis freáticos, entre outros cuidados possibilita melhor aproveitamento da horta. “Temos um grande problema. Uma plantação de hortaliças que deveria produzir 1 quilo, está produzindo, em média 500 a 600 gramas. Metade da capacidade da hortaliça. Precisamos ajudar os agricultores a melhorar a capacidade de produção”.
Representantes do programa estiveram na Seti recentemente para apresentar um relatório com o desempenho das ações do projeto nesse segundo semestre. Confira a matéria clicando aqui.