Projeto ambiental do USF contribui para o desenvolvimento sustentável 21/11/2017 - 15:40

g
A coordenadora do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), Sandra Cristina Ferreira, visita, nesta semana, 9 projetos desenvolvidos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Na segunda-feira (20), Sandra esteve no município de Lindoeste, juntamente com a professora Irene Carniatto de Oliveira, para participar de uma oficina sobre desenvolvimento sustentável, elaborada pela equipe do projeto Educação Ambiental para Cidades Sustentáveis, Seguras e Resilientes em Municípios da Região Oeste do Paraná. As atividades destacaram a importância dos cuidados ambientais para os gestores públicos do município.

A coordenadora do USF destaca que os projetos desenvolvidos pelas universidades estão ampliando as ações propostas inicialmente, conforme a necessidade local. “As ações do programa estão sendo desenvolvidas conforme o previsto e algumas outras demandas têm sido acrescentadas. Isto é uma característica evidente nos programas do USF, ir além do proposto na medida em que a equipe conhece a real necessidade da população que está sendo atendida”.

O projeto Educação Ambiental para Cidades Sustentáveis realiza oficinas com os gestores das prefeituras e em escolas, municipais e estaduais, com o intuito de oferecer capacitação e assessoria técnica. Irene Oliveira ressalta que a proposta tem como objetivo auxiliar os gestores para o incentivo de políticas públicas ligadas às questões ambientais. “ Queremos contribuir para que os municípios sejam mais sustentáveis, resilientes e seguros”.

Acompanhar o desempenho dos programas estreita os laços entre todos os envolvidos, explica Sandra. “As visitas permitem o contato direto com o campo no qual os projetos estão sendo desenvolvidos, com as pessoas beneficiadas pelas ações executadas e, ao mesmo tempo, cria uma atmosfera produtiva ao promover o diálogo entre o Estado, os municípios, a universidade e a comunidade acadêmica".

Atualmente, o USF desenvolve 85 projetos, alcançando cerca de 290 municípios. As áreas que recebem apoio são; agricultura familiar e agroecologia; educação; inclusão de direitos sociais; inovação e diversidade cultural; e promoção à saúde. Criado em 2007, o objetivo do USF é fomentar o desenvolvimento humano, principalmente nas regiões mais carentes.

g