Projeto do Universidade Sem Fronteiras tem resultados positivos no apoio à agricultura familiar 04/12/2008 - 18:16

Artesãos da cidade de Guaraniaçu receberam certificados de participação no projeto Gestão das Unidades Artesanais (GUA), que faz parte do subprograma de Apoio à Agricultura Familiar do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
O projeto GUA teve início no final do ano passado e encerrou suas atividades em 27 de novembro, com a entrega dos certificados aos 38 participantes. O projeto é resultado da parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a SETI e a prefeitura de Guaraniaçu, com o objetivo de incentivar a integração dos produtores artesanais da agricultura familiar do oeste do Paraná na cadeia produtiva agroindustrial.
Durante o projeto, os produtores, que realizam atividades como panificação, bordados e fabricação de queijos, participaram de aulas ministradas por professores da Unioeste em Cascavel. As disciplinas foram voltadas para a gestão destas unidades artesanais. Foram temas das aulas o trabalho como fonte de satisfação pessoal, interação e relações interpessoais, produção e qualidade, comercialização dos produtos, cálculos e custos.
Uma avaliação final do projeto verificou que os resultados foram bastante positivos, com melhorias na vida pessoal e profissional dos produtores rurais. Outro benefício deste projeto é incentivar os pequenos produtores a permanecer na atividade agrícola, evitando assim o êxodo rural. Nesse contexto, os resultados são positivos também para a sociedade em geral.