Richa assina acordo para novas parcerias comerciais e intercâmbios com região francesa 01/10/2015 - 15:40
A comitiva se reuniu também com o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior e outros representantes do governo para apresentações técnicas das potencialidades da região da Picardie e do Estado do Paraná. Na ocasião o secretário João Carlos Gomes apresentou o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná e os principais programas que valorizam a tecnologia e os processos de inovação.
“O estado do Paraná tem como característica a interiorização das universidades e a valorização da excelência no ensino superior. As parcerias e acordos de cooperação contribuem para a troca de experiências e estimulam o conhecimento”.
O presidente da Universidade de Tecnologia de Compiégne, Alain Storck destacou o apoio dos dirigentes da região da Picardie dado às universidades e ao processo de internacionalização. “Nossa política no âmbito das relações internacionais se fundamentam na formação de pesquisadores, na parceria como o meio econômico e na coordenação do governo de região. A nossa estratégia é aumentar o nível de formação em todos os níveis da educação e com a pesquisa gerar desenvolvimento”, disse Storck.
O principal projeto da parceria será a criação de cursos de formação em sustentabilidade urbana e troca de experiências em mobilidade. “A França tem bons exemplos e é muito enriquecedor conhecer estas experiências, ajustá-las à realidade do Paraná e aplicá-las”, disse Richa. “Temos muitos projetos em mobilidade urbana, que é hoje uma das áreas que mais carentes do Brasil”, disse Richa.
Ele afirmou que Paraná e Picardia têm mais de 30 anos de cooperação. “É uma honra assinar esse acordo, que começou no governo do meu pai, José Richa. De todos os acordos existentes no Paraná esse é o mais produtivo”, afirmou Richa.
O governador falou sobre o momento da economia estadual e detalhou os programas de incentivos fiscais para atrair investimentos nacionais e internacionais do setor produtivo. “Somos um dos Estados que mais cresce no Brasil. Aqui respeitamos quem produz”, defendeu Richa. Ele destacou que o Paraná é um Estado agrícola com muitas cooperativas.
Localizada no Norte da França, a Picardia tem 1,9 milhão de habitantes e 7,5 mil estabelecimentos industriais, sobretudo nas áreas de mecânica, plásticos e agroindústria. Das 22 regiões francesas, ela ocupa o sétimo lugar em inovação com 5.300 pesquisadores e mais de 150 laboratórios, com destaque para biomassa, transporte terrestre e têxtil.
EDUCAÇÃO – Outro programa que será intensificado será o de intercâmbios estudantis. Em 30 anos de parceria, a estimativa de Claude Gewerc é que mais de 600 paranaenses foram estudar nas universidades da região francesa.
“Queremos que as relações entre as duas regiões se aprofundem ainda mais, principalmente na educação. Temos vários programas de intercâmbio que poderão ser aproveitados pelos paranaenses”, disse Gewerc.
O presidente do Conselho Regional da Picardia fez um balanço da parceria com o Paraná. De acordo com ele, vários projetos estão sendo estruturados para acordos na geração de energia, agropecuária e inovação.