SETI apresenta ações para avançar nas parcerias com os municípios 05/12/2008 - 19:31

Com o objetivo de avançar ainda mais na realização de parcerias com os municípios do Paraná, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) participou do II Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná, que acontece em Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira (05), último dia do encontro, o diretor geral da Seti, Jairo Queiroz Pacheco, representou a secretária Lygia Pupatto e proferiu palestra sobre as ações do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O diretor da Seti ressaltou a atuação do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia, que financia projetos para os municípios nas redes de pesquisa e inovação de aqüicultura e pesca, agricultura familiar, saúde pública, bioenergia e biotecnologia, biodiversidade e floresta, micro e pequenos empreendimentos, capacitação e educação básica, do
Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior e do Programa Universidade Sem Fronteiras. “O Fundo Paraná recebe anualmente 2% da arrecadação global do Estado para investir em projetos que atuam no apoio ao desenvolvimento regional do Paraná”, disse Pacheco.
Pacheco citou como exemplos da atuação da Seti nos municípios, o investimento R$ 1,2 bilhão na Universidade Estadual de Londrina (UEL), nos últimos seis anos. Os recursos incluem a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais e as melhorias de infra-estrutura.
Além disso, em toda a região norte do Estado, o Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia investiu mais de R$ 80 milhões, financiando projetos de instituições de ensino e pesquisa, como a UEL, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Emater, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), entre outras . “Todo esse dinheiro movimenta a economia local, tornando a região Norte um dos pólos de conhecimento do Paraná”, destacou.
O maior programa de extensão universitária coordenado pela Seti, o Universidade Sem Fronteiras, já investiu R$ 1,2 milhão em Ortigueira, o município de pior IDH-M do Paraná.
Para Pacheco, o II Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná tem um aspecto muito positivo, pois permite que as secretarias de Estado possam estreitar relações com os municípios. "Considero importante a interlocução com todos os prefeitos eleitos e reeleitos, porque a SETI desenvolve ações diretamente em mais de 200 municípios paranaenses e quer ampliar essa atuação”, falou.