Secretaria discute papel da universidade, pesquisa e empresa com delegação de Rhône-Alpes 18/11/2008 - 18:10

Para aprofundar as relações e a colaboração entre universidades, institutos de pesquisa e empresas francesas e paranaenses, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realizou no final da tarde desta segunda-feira (17), na sala dos Conselhos do Cietep, em Curitiba, um worshop sobre “Universidades, Pesquisa e Empresas” com uma delegação de oito representantes da região francesa de Rhône-Alpes. A delegação da França está no Paraná para dar continuidade às ações de cooperação iniciadas em 2006.
O tema em destaque e abordado em todos os pronunciamentos da tarde  foi a economia do conhecimento, que se devolve a partir do ensino e da pesquisa, permitindo a formação de verdadeiros cidadãos.
A secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou a importância das trocas de idéias e trabalhos que serão realizadas durante a semana em que a comitiva fica no Paraná, com o intuito de aproximar ainda mais as regiões: “Aprofundar pesquisas dentro da concepção da economia do conhecimento, da qual temos muitas afinidades com a região de Rhône-Alpes, podendo assim avançar muito nesta questão,” disse.
Lygia falou sobre a política de desenvolvimento do governo do Paraná que tem como objetivo a modernização do modelo social do Estado, com investimento nas pessoas, no combate à exclusão e promovendo a igualdade e a qualidade de vida.
“O grande desafio que nós temos é a universalização da sociedade do conhecimento”, disse a secretária ao ressaltar o papel da universidade na sociedade e a sua integração com as empresas. Segundo ela, a universidade tem o papel de formar pessoas, criar conhecimentos por meio da pesquisa, difundir o saber através extensão acadêmica, atuar na formação integral do cidadão e  dar suporte ao desenvolvimento social e econômico.
Cooperação
“Queremos aprofundar relações com o Paraná na área da economia do conhecimento”, disse Roger Fougeres, vice-presidente de Ensino Superior e Pesquisa da região de Rhône-Alpes, em seu pronunciamento. Ele apresentou as políticas de ensino superior, pesquisa e novas tecnologias da França e, mais especificamente, as desenvolvidas naquela próspera região francesa e manifestou interesse em fazer cooperação com o Estado do Paraná.
De acordo com  Fougeres, a região de Rhône-Alpes é a segunda maior região da França e apresenta um PIB 3,5 vezes superior ao PIB médio das demais regiões européias. Tem 5,8 milhões de habitantes e conta com 16% de patentes da França. Fougeres detalhou aspectos dos dez campi universitários localizados na região, que conta com cerca de 230 mil estudantes universitários.
“Queremos estabelecer uma cooperação acadêmica tradicional”, disse o vice-presidente da região francesa. A economia do conhecimento norteia a ação regional, pois a base fundamental da pesquisa acadêmica tem temas escolhidos a partir de temas econômicos. Ele falou também sobre o financiamento a pólos de competitividade e a grandes projetos estruturantes, visando aumentar o potencial científico da sociedade do conhecimento e também favorecer a pesquisa contratual. Para tanto, atuam naquele país, como instrumentos de interface, duas incubadoras.
Ao citar o exemplo da cooperação que a região da França desenvolveu com Xangai, na China, Fougeres comentou: “Queremos aprofundar nossas relações com o Paraná nessa área da economia do conhecimento”.
O Workshop Universidades, Pesquisa e Empresas também contou com conferências realizadas pelo presidente da Aliança das Grandes Escolas de Rhône-Alpes (Agera), Alain Stork; e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures.
O presidente da Fiep disse ser “extremamente oportuna a presença desta delegação para fomentar a cooperação entre o Paraná e a região da França”. Segundo Rocha Loures, a região de Rhône-Alpes tem um importante papel não só na Europa, mas em todo o planeta. “2009 será o Ano da França no Brasil e teremos uma série de atividades no Paraná”, afirmou Rocha Loures, ao manifestar a expectativa de uma semana bastante proveitosa, tanto para a delegação francesa como para o setor industrial e as universidades paranaenses.
A agenda da comitiva francesa nesta terça-feira (18) foi desenvolvida na Universidade Estadual de Maringá (UEM), na região Noroeste do Paraná. Na UEM, uma das seis universidades estaduais paranaenses, o grupo conheceu os cursos de graduação e pós-graduação e visitou os principais laboratórios da instituição, com a qual já mantém convênio.
Nesta quarta-feira (19), a partir das 9 horas, a comitiva participará de apresentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, com exposições feitas pelos dirigentes do Instituto Tecnológico Simepar, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), da Fundação Araucária de Apoio Científico e Tecnológico do Paraná e do Fundo Paraná. Durante o evento será lançado o primeiro curso da Escola Tecnológica de Leite e Queijos, sob a coordenação do professor doutor Alessandro Nogueira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.