Secretária fala sobre ciência e tecnologia em conferência 20/10/2008 - 17:55

A difusão e a popularização da ciência e da tecnologia foi o tema da palestra que a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, proferiu durante a abertura da 2.º Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia de Londrina. Ela destacou os projetos que vêm sendo desenvolvidos em todos o estado nas áreas de ciência e tecnologia, em parceria com as Instituições de Ensino Superior e os Institutos de Pesquisa, assim como falou sobre a atuação do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia.
Segundo Lygia Pupatto, a difusão e a popularização são políticas adotadas pelo Governo do Estado desde 2003, quando o Fundo Constitucional  de Ciência e Tecnologia passou a financiar projetos para as faculdades e universidade públicas do Paraná e também para institutos de pesquisas públicos. “Antes de 2003, não havia uma política estadual de desenvolvimento da ciência, tecnologia e ensino superior. Essas áreas alavancaram no estado quando iniciou o investimento do Fundo”, disse a secretária.
Durante a conferência, o público presente pode conhecer as ações do maior programa de extensão Universitária do Brasil, o Universidade Sem Fronteiras, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Um dos objetivos do programa é intensificar a transferência de tecnologia para aquelas pessoas que precisam, por meio da interação entre estudantes recém-formados e professores das instituições estaduais e federais de ensino superior e as comunidades paranaenses. As ações contemplam prioritariamente os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) insatisfatório.
“Temos que valorizar ações como esta nos dias atuais, pois não conseguimos pensar no desenvolvimento sem que haja transferência de tecnologia e conhecimento”, disse Lygia Pupatto ao destacar a atuação do Universidade Sem Fronteiras.
Segundo ela,  as ações  só têm sentindo quando melhoram as condições de vida das pessoas. “Nós que trabalhamos nessa área temos um grande desafio pela frente, mostrar para as pessoas como a ciência, a tecnologia e a inovação estão presentes em nossa vida”, afirmou.