Seti comemora assinatura de convênio entre 4 motores do Mercosul e 4 motores da Europa 19/05/2009 - 18:10

O governador Roberto Requião e o presidente da região francesa de Rhône-Alpes Jean-Jack Queyranne assinaram nesta quarta-feira (20/05) um termo de compromisso para desenvolvimento de projetos de cooperação entre a rede latino-americana Quatro Motores do Mercosul e a rede Quatro Motores da Europa. Os acordos devem ser mantidos em diversos campos, como comércio, turismo, meio ambiente e tecnologia.
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), comemorou o avanço. Para ela, a assinatura do convênio é mais um ganho na interação do Paraná com os países do Mercosul. “Nós esperamos que isso potencialize todos os acordos que já estamos fazendo, de mobilidade dos estudantes, de uma maior integração cultural e educacional”, afirmou.
Os Quatro Motores do Mercosul é uma rede composta pelos departamentos de Alto Paraná (Paraguai) e Rivera (Uruguai) e pela província de Córdoba (Argentina), além do Estado do Paraná. A experiência foi baseada no “Quatro Motores para a Europa”, que existe há 20 anos, e é composto pelas regiões de Rhône-Alpes (França), Baden-Württenberg (Alemanha), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha).
Por meio desse convênio entre os oito motores, espera-se iniciar uma transformação econômica de ordem mundial. “Essa assinatura é, para nós, um elemento muito importante. Em nome dos presidentes dos outros quatro motores da Europa, dirijo nossos cumprimentos ao Paraná e aos motores do Mercosul. Acredito que estamos delineando os contornos para desenvolver a multipolaridade mundial e a prosperidade”, ressaltou o presidente da província de Rhône-Alpes, Jean-Jackes Jean-Jacques Queyranne.
A Seti já mantém diversas parcerias com a região de Rhône-Alpes, como a Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos Gerais, localizada na cidade de Castro. Além disso, também estreita relações com a região de Córdoba, para intercâmbio técnico e científico com a Universidade Nacional de Córdoba (UNC). O termos de comrpomisso assinado nesta quarta-feira ainda prevê ações de intercâmbio de estudantes e professores, estudos ligados às mudanças climáticas, à proteção do meio ambiente e às energias renováveis.