Seti e Prefeitura de São José dos Pinhais discutem parcerias 24/03/2009 - 17:00

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou a Prefeitura de São José dos Pinhais no final da tarde desta segunda-feira (23), com o objetivo de apresentar o Sistema Seti e discutir possíveis parcerias a serem estabelecidas. Além do prefeito Ivan Rodrigues, o encontro contou com a presença de secretários municipais e vereadores.
De acordo com a secretária Lygia Pupatto, a aproximação da Seti com instâncias municipais é muito importante. “O Paraná é o estado que mais investe em ensino superior, com instituições distribuídas por todo o território. Queremos fazer convênios para transferir as tecnologias desenvolvidas nessas instituições. Por isso, é importante sabermos quais são as demandas específicas e os gargalos dos municípios, para que possamos colaborar na solução dos problemas”, afirmou.
Já para o prefeito Ivan Rodrigues, a participação da Seti junto à P’refeitura é fundamental. “Eu, que vim da iniciativa privada, tenho consciência da necessidade do envolvimento entre as empresas e a tecnologia. Não existe evolução se não houver envolvimento da tecnologia. Temos que abrir canais para que as indústrias se beneficiem do que está sendo desenvolvido nas universidades”, ressaltou.
Hoje, a Seti possui R$ 33 milhões para investir em programas de transferência de tecnologia voltados para a geração de emprego e renda. Os programas da Seti são uma oportunidade para os micro e pequenos empresários, organizações sociais e de produtores obterem das instituições de ensino superior uma assessoria técnica especializada, pela qual teriam dificuldade de pagar no mercado.
Um exemplo é o Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), que existe para facilitar às micro e pequenas empresas o acesso ao mercado internacional, apoiando o desenvolvimento da cultura exportadora, com informações sobre linhas de crédito, inovação tecnológica e ações de capacitação empresarial. Outro exemplo, é Universidade Sem Fronteiras, maior programa de extensão universitária do Brasil, lançado no final de 2007, e que envolve cerca de 5 mil pessoas, em mais de 250 cidades.
A secretária Lygia ainda lembrou que está trabalhando o conceito de economia do conhecimento. “Estamos trabalhando um conceito que é muito difundido na França, a Economia do Conhecimento. Esse conceito trabalha com o tripé formação de pessoas, respeito ao conhecimento e aproximação entre setor acadêmico e produtivo”, citou.
Durante o encontro também foram doados equipamentos que auxiliarão o trabalho dos produtores rurais da bacia leiteira do município, que já teve um programa de apoio mantido pela Secretaria. Somando um total de R$ 90 mil, foram doados um tanque resfriador de leite, um estéreo microscópio binocular com zoom e um microscópio biológico trinocular.