Seti recebe comitiva da província polonesa de Wielkopolska 25/03/2009 - 15:09

Uma comitiva da província polonesa de Wielkopolska visitou, na manhã desta quarta-feira (25), a secretária de Estado, Lygia Lumina Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,. O objetivo do encontro foi estabelecer um contato para cooperação científica e tecnológica entre o estado do Paraná e a província de Wielkopolska.
De acordo com o vice-presidente da província polonesa, Leszek Wojtasiak, é muito importante investir no conhecimento. “Não queremos ser vistos como força de trabalho barata, mas como pessoas, com conhecimento, sabedoria e informação”, ressaltou. O vice-presidente é também responsável pela administração de recursos da União no Programa Operacional da Região Wielkopolska para 2007-2013 para o Desenvolvimento Regional, que inclui suporte para negócios, inovações, novas tecnologias,  clusters, energia nuclear, promoção de economia e investimentos da província através da fundação de filiais econômicas em outros países.
Para a secretária Lygia Pupatto, o Paraná e a província de Wielkopolska apresentam muitas semelhanças. “Temos áreas de atuação semelhantes e podemos começar a trabalhar algumas parcerias. Com a cooperação, esperamos poder aprender e também ensinar com muito respeito entre os estados”, disse.
A secretária lembrou o convênio já estabelecido entre a Seti e a província francesa de Rhône-Alpes, acerca da Economia do Conhecimento, conceito bastante difundido na Europa. “A Economia do Conhecimento é algo prioritário para esta secretaria. Hoje, temos vários programas nesse sentido, que aproxima as universidades e as instituições de pesquisa do setor produtivo. Realizamos a transferência de tecnologias e a prestação de serviços com o objetivo final de gerar emprego e renda”, afirmou.
Um exemplo de programa desenvolvido pela Seti no âmbito da Economia do Conhecimento é o Universidade Sem Fronteiras, maior programa de extensão universitária do país. Presente em mais de 250 cidades, o projeto beneficia principalmente a agricultura familiar e pequenas e microempresas, segmentos representativos no Estado.   
Durante o encontro, a comitiva polonesa também apresentou o modelo de ensino superior naquela região e as iniciativas realizadas para melhorar o intercâmbio entre o conhecimento e a sociedade. “Na Polônia, 49,7% dos jovens com idade entre 19 a 24 anos estão estudando. Estamos trabalhando para construir pontes entre os centros de pesquisa e de ensino e a economia. Temos que usufruir da sabedoria gerada nesses centros”, afirmou.
Ao final do encontro, a secretária Lygia ainda foi convidada para participar de uma semana internacional da inovação, realizada em setembro, em Wielkopolska, na Europa central.