Sistema Estadual de Ensino Superior firma protocolo com região francesa de Rhône-Alpes 21/11/2008 - 14:46

Secretária Lygia Pupatto e o Vice-presidente Roger Fougeres

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) junto com as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) assinaram com a delegação francesa que está em Curitiba nesta semana, um  “Protocolo de Acordo no Domínio Cientifico e Universitário entre o Estado do Paraná e a Região de Rhonê-Alpes”. O protocolo firmado no final da tarde desta quinta-feira (20), estabelece cooperações nos domínios do ensino superior, da pesquisa e da tecnologia, a fim de reforçar o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões.
    Para a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi muito importante receber a delegação francesa no Paraná; há um grande desafio quando se tem como objetivo pactuar acordo internacionais  para que eles realmente aconteçam.  “Terminamos este trabalho com um plano concreto real que nós temos condições de avançar. Acredito muito na cooperação e nós, que somos educadores, temos que incentivar isso em todos os nossos estudantes”, afirmou.
“Esta semana de trabalho trouxe ensinamentos para todos, para que possamos continuar construindo a política de ensino superior, ciência e tecnologia do Paraná, contribuindo assim para que as pessoas tenham uma vida melhor, porque a inovação, a tecnologia e a pesquisa só têm sentido se for para melhorar a qualidade de vidas das pessoas”, ressaltou Lygia Pupatto.
    O vice-presidente de Ensino Superior e Pesquisa da região de Rhône-Alpes, Roger Fougeres, destacou a atuação do sistema estadual de ensino superior do Paraná na área da extensão universitária. Segundo ele, a região francesa precisa evoluir ainda nesta área e o Paraná pode ajudar. “Esperamos que esse acordo não fique apenas no papel e que já sejam nomeados coordenadores para colocar em desenvolvimento vários projetos que serão fundamentais para o nosso desenvolvimento”, disse.
O programa de cooperação aborda três temas importantes para o desenvolvimento regional do Paraná e de Rhône-Alpes: o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável numa abordagem multidisciplinar, principalmente no que diz respeito ao orçamento urbano e à gestão de qualidade das águas; energias renováveis, principalmente energia solar e biomassa; ciências do vivo e as biotecnologia aplicadas à saúde e a agricultura.
Dentro do protocolo ficou estabelecido que a região francesa de Rhône-Alpes e o Paraná atuarão com projetos nos moldes da “Economia do Conhecimento”, inspirado no procedimento francês relativo aos pólos de competitividade. Um programa, em Rhône-Alpes, abordará o papel da universidade na sociedade, apoiando-se nas ações de extensão universitária efetuadas no Paraná.