Sudoeste do Paraná terá mais desenvolvimento com nova universidade federal 13/04/2009 - 18:15

A partir deste ano, os municípios de Realeza e Laranjeiras do Sul passarão a contar com dois campi da Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS). A nova instituição promoverá o desenvolvimento de regiões cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) seja considerado baixo. A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, aprovou a iniciativa de criação da universidade. “É uma dívida que o governo federal está pagando para o Paraná. Junto com a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), vai atender a região, que é carente de Instituições de Ensino Superior”, afirmou Lygia.
A iniciativa de criação da UFFS soma-se às ações do programa de extensão universitária Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que também tem priorizado os municípios de baixo IDH-M. As cidades de Realeza e Laranjeiras do Sul possuem ao todo 27 projetos do programa.
A UFFS deverá beneficiar cerca de 3,7 milhões de habitantes da região, além de criar 30 novos cursos para cerca de 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Além do Paraná, a nova universidade também contará com campi na região oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. A sede da universidade será em Chapecó-SC e também existirão campi nas cidades de Erechim-RS e Cerro Largo-RS.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Maria Ieda Diniz, “os cursos devem abranger as áreas de tecnologia, agricultura familiar, licenciatura e saúde popular. A intenção é desenvolver a região e atender aos municípios que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano”.
Recentemente, o deputado federal Assis do Couto parabenizou o governo pela implantação dos campi no Paraná. O deputado também falou sobre a visita de técnicos do MEC em Realeza e Laranjeiras do Sul para vistoria das áreas onde serão instalados os campi da nova instituição.
O quadro de pessoal previsto para a universidade será composto de 500 cargos de professores, 108 cargos técnico-administrativos de nível superior e 232 de nível intermediário.