TC autoriza pagamento de bolsa auxílio a orientadores do Universidade Sem Fronteiras e do PDE 21/05/2008 - 17:41

O pagamento de bolsa auxílio a professores de Instituições de Ensino Superior designados para desempenhar as funções de orientação e coordenação de projetos do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Secretaria de Estado da Educação (SEED), foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Paraná.
A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Contas no último dia 16 e atende consulta feita pela SETI e SEED. Deram parecer favorável ao pagamento de bolsa auxílio os conselheiros Artagão de Mattos Leão, Heinz Herwig, Fernando Augusto de Mello Guimarães, Caio Soares e Hermas Brandão.
Considerado o maior programa de apoio à extensão universitária do país, o Universidade Sem Fronteiras envolve recursos da ordem de R$ 10,3 milhões, cerca de mil bolsas de estudos para 712 estudantes e profissionais recém formados, mais de 400 professores e pesquisadores de universidades e faculdades públicas do Paraná. São 164 projetos que beneficiam 124 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) insatisfatório. Também participam do programa cerca de 200 organizações municipais, estaduais e federais. Suas áreas de atuação são as de apoio às licenciaturas, à pecuária leiteira, à agricultura familiar e incubadora dos direitos sociais.
O principal objetivo do Universidade Sem Fronteiras é intensificar a interação entre estudantes, profissionais recém-formados e professores das instituições estaduais e federais públicas de ensino superior e as comunidades paranaenses. As regiões de atuação - prioritariamente o Vale da Ribeira, o Litoral e a região Central do Estado - foram identificadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) como as mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social.
PARCERIA
O Programa de Desenvolvimento Educacional foi instituído pela SEED  como política educacional para formação continuada dos professores da rede pública estadual. O PDE foi elaborado como um conjunto de atividades organicamente articuladas, definidas a partir das necessidades da educação básica, que busca no ensino superior a contribuição solidária e responsável, com o nível de qualidade desejado para a educação pública no Paraná.
A parceria entre a SETI e a SEED consolida-se no PDE a partir de um importante diálogo entre os professores da educação básica e os professores do ensino superior, criando novas condições de aprendizagem para ambos os níveis de ensino e ampliando as possibilidades transformadoras da educação pública.
A integração entre a ação da SEED e da SETI também fica evidente quando se observa que o subprograma de apoio às Licenciaturas do Universidade Sem Fronteiras conta com 70 projetos em execução e a participação de 60% dos cursos de Licenciatura das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), envolvendo 30 mil alunos e mil professores da rede estadual de ensino básico.