Tecpar assina convênio para produzir medicamentos com biotecnologia 01/01/1970 - 14:10

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), deve começar a produzir medicamentos com biotecnologia. Será implantada na sede do instituto, na Cidade Industrial de Curitiba, uma plataforma industrial de produção de multifármacos. O projeto será executado em parceria com a empresa Biomm S.A. e deve colocar o Paraná em posição de destaque nacionalmente. O convênio foi assinado na quarta-feira (12).

“O momento é especial, pois marca a entrada do instituto numa linha de produção com modernas técnicas de biotecnologia”, disse o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas. “Depois de exaustivo planejamento, o projeto começa a materializar-se com a assinatura do contrato com a Biomm e vai contribuir para a autossuficiência nacional na área de produção de medicamentos numa planta de biotecnologia industrial”.

CONTRATO – O contrato com a Biomm prevê a transferência de tecnologia e assistência na implantação da produção em escala industrial e estudo técnico, econômico e financeiro sobre a implantação de uma plataforma de biofármacos, como interferon, hormônio do crescimento e insulina. Dentro de 90 dias, o projeto estará definido, e o próximo passo será a busca de recursos federais para a sua viabilização.

“Estamos cumprindo as etapas previstas e temos as condições ideais para a realização da nossa proposta”, disse Ribas. De acordo com o diretor-presidente, o projeto é apoiado pelo governador Orlando Pessuti e pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke. “É um projeto estratégico para o governo do Paraná”.

Para o professor da Universidade Federal do Paraná Ricardo Soccol, o projeto traz grandes perspectivas para o Paraná. “Além do desenvolvimento de novas tecnologias e implantação de novas linhas de produção, estaremos cumprindo outra função, que é formar e aperfeiçoar o conhecimento dos nossos técnicos”.

“A parceria com o Tecpar é motivo de muita satisfação para a empresa porque vamos trabalhar com o desenvolvimento e também com implantação de processos e transferência de tecnologia”, disse o vice-presidente de Tecnologia da Biomm, Luciano Vilela.

EXPERIÊNCIA – A Biomm está sediada em Belo Horizonte e tem mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de processos biotecnológicos para a produção de princípios ativos farmacêuticos e outras aplicações industriais, tais como enzimas utilizadas na produção de biocombustíveis. A empresa foi criada a partir da cisão parcial da Biobrás e é pioneira no Brasil na produção e comercialização de medicamentos biotecnológicos. O corpo técnico da Biomm é formado por químicos, biólogos, bioquímicos e engenheiros com vasta experiência internacional e especialização.