UEM recebe prêmio por mérito institucional do CNPq 21/10/2008 - 16:56

A Universidade Estadual de Maringá, instituição de ensino superior vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) mais uma vez é destaque nacional. O reitor da universidade, professor Décio Sperandio, recebeu nesta segunda-feira (20) em Brasília, o reconhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Mérito Institucional do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, por apresentar o maior índice de egressos da iniciação cientifica e que foram titulados na pós-graduação de mestrados e doutorados.
Na sexta edição do prêmio, a UEM é a primeira instituição de ensino superior do Paraná a receber o mérito. A solenidade de premiação aconteceu durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O reitor Décio Sperandio explicou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fez uma análise dos  últimos dez anos do quantitativo de alunos de graduação de cada universidade que participaram da Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), levando em conta o número de estudantes que seguiram para fazer mestrado e doutorado. “Das universidades que atingiram o número esperado pelo CNPq, a UEM ficou em primeiro lugar com o maior número de egressos da iniciação científica com titulação na pós-graduação”, disse.
    Segundo Sperandio, a UEM tem uma política educacional no sentido de priorizar a formação inicial, porque é com base na iniciação científica que se dá os primeiros passos como pesquisador. “Para que isso aconteça, é preciso ter boa vontade e desprendimento do professor orientador, e isso nossa instituição tem bastante. Assim os alunos são motivados para realizar essa tarefa”.
“A UEM conseguiu motivar os alunos para realizar trabalhos de iniciação científica e, em função disso, o nosso quantitativo aumentou”, destacou o reitor.

Dados
A UEM ficou na primeira colocação entre as universidades do Paraná, de acordo com a avaliação do Índice Geral por Competências (IGC) do MEC, e está entre as 20 instituições com maior produção científica e tecnológica do país. Hoje, a instituição conta com cerca 1000 estudantes realizando trabalhos de iniciação científica na universidade. Destes, 400 têm bolsa do Pibic e da Fundação Araucária, instituição de apoio ao desenvolvimento cientifico e tecnológico do Paraná e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Com 93% dos docentes trabalhando em tempo integral e dedicação exclusiva, a UEM se destaca na graduação, na pós-graduação e nas parcerias com prefeituras, empresas dos setores público e privado.