A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulga nesta sexta-feira (1), o Desempenho Individual dos candidatos que realizaram, em 2018, as primeiras etapas do Processo Seletivo Seriado (PSS). Os candidatos poderão conferir sua pontuação na primeira e na segunda etapa e ter uma referência da pontuação necessária para conseguir a aprovação no curso desejado na terceira fase, em 2019.
"Se o candidato não obteve uma pontuação muito boa, tem a possibilidade de se dedicar mais aos estudos e de recuperar a pontuação nas próximas etapas", conta o coordenador dos Processos de Seleção da UEPG (CPS), Edson Luis Marchinski. Por isso, é importante ficar atento à pontuação e à concorrência do curso desejado.
Conferindo as notas dos primeiros e últimos lugares aprovados no PSS de 2018, pode-se verificar qual a média de pontuação dos aprovados em cada curso (confira todos os cursos aqui: bit.ly/2BYMRBb). Em Medicina, curso mais concorrido do PSS 2018 (25,2 candidatos por vaga), o primeiro colocado na primeira chamada do PSS foi aprovado com 2317,9 pontos, e o último, com 2212,5.
Outros cursos concorridos foram Enfermagem (16,2 candidatos/vaga), em que o primeiro colocado fez 1740,4 pontos e o último aprovado fez 1567,6 pontos; Agronomia (12,4 candidatos/vaga), que aprovou em primeiro lugar um candidato que fez 2028,3 pontos e, em último, 1605,8. Em Odontologia (12 candidatos/vaga), o primeiro aprovado pelo PSS em 2018 fez 1897,5 pontos e o último, 1652,9.
A pontuação máxima possível no PSS é de 3000 pontos: são 1000 pontos em cada etapa. As provas anuais avaliam as competências e habilidades adquiridas pelo aluno em cada série do Ensino Médio.
Como aponta o coordenador da CPS, são várias as vantagens para o aluno de Ensino Médio que tem a oportunidade de prestar o PSS. Dentre elas, a concorrência mais baixa do que o vestibular, a reserva de 25% do total de vagas de cada curso da UEPG, o conteúdo de estudos menor - limitado à série que o aluno está cursando. "Além disso, os candidatos do PSS têm a mesma faixa etária, entre 14 e 18 anos, aproximadamente. No Vestibular, os candidatos são de diversas faixas etárias, muitos são mais velhos e estão há anos se preparando, muitos já são experientes na realização das provas, pois já fizeram vários vestibulares, vários já possuem curso superior", ressalta Edson.