UEPG e Iapar renovam convênio de cooperação 21/08/2015 - 17:30
Desde 2000, a UEPG e o Iapar mantêm relacionamento no campo do desenvolvimento de pesquisas e cooperação técnico-científica. Em 2009 o acordo foi renovado, sendo agora ampliado, com possibilidade de novas parcerias entre as duas instituições, abrangendo atividades de ensino, pesquisa e extensão e cursos de pós-graduação. A assinatura contou com a presença dos secretários da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, do reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e do diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto.
O diretor do Iapar falou das atividades do órgão que está presente em todas as regiões do estado, com polos regionais e estações experimentais em vários municípios. Basicamente, disse que o Iapar sedia pesquisadores estaduais que estão permanentemente perscrutando, ouvindo e trabalhando em conjunto com produtores e as universidades e centros de pesquisas. “A relação com a UEPG já é histórica e a renovação desse acordo põe em um patamar mais alto uma parceria madura que abre caminhos de cooperação e de trabalho voltado para a sociedade”.
Para o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, nos seus campos da atuação UEPG e Iapar têm muitos pontos em comum, a começar pelo seu alcance regional, com foco no atendimento às demandas econômicas e sociais da sociedade. Observando UEPG e Iapar são instituições já consolidadas e reconhecidas, coloca como grande desafio, colocar o conhecimento produzido à disposição da sociedade, gerando patentes e transferindo tecnologia para a iniciativa privada. “Esse é um desafio que temos que enfrentar”.
A capilaridade do Iapar e do sistema de ensino superior do Estado ganharam destaque no pronunciamento do secretário João Carlos Gomes. “Assim como Iapar, através de seus polos regionais, temos universidades nos principais polos de desenvolvimento do Estado”, disse, observando que o sistema paranaense de ensino superior se coloca como segundo maior do país, atrás apenas de São Paulo. São mais de 100 mil alunos em sete universidades, com 90% do corpo docente formando por mestres e doutores. “São mais de seis mis docentes envolvidos em programas de pós-graduação e pesquisas”, disse, “Esse potencial assegura um futuro com segurança e a certeza da capacidade para superar, muito mais rápido, momentos de dificuldade como este pelo qual passa o país”.
“Somar esforços para avançar”. A frase resume o pensamento do secretário Norberto Ortigara, comentando que o setor agrícola do Paraná avançou significativamente nas últimas décadas, a exemplo do que ocorreu com as universidades estaduais. Falando do trabalho conjunto entre as Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, observa que o corpo docente e os estudantes das universidades se constituem numa massa valiosa de geração de conhecimento. “Juntos podemos fazer a diferença, apresentar resultados e avançar muito mais”, completou.
PROJETOS EM PARCERIA
Em 15 anos de parceria, passaram pelo Iapar mais de 200 alunos da UEPG, entre estagiários e bolsistas de iniciação científica. Nesse período, foram finalizados três projetos de pesquisa; oito estão em andamento; e um se encontra em fase de elaboração. Registra-se ainda a realização de três dissertações de mestrado. Atualmente, estão em andamento uma tese de doutorado e uma dissertação. Em 2003, o instituto cedeu equipamentos à universidade para o desenvolvimento de pesquisa na área de meteorologia. Também para realização de estudos conjuntos nesta área, recentemente repassou à UEPG uma câmara climática.
Entre trabalhos realizados em parceria, destacam-se as pesquisas em Faxinais, através das pesquisadoras Maria de Fátima e Denyse Galvão Leite, do Iapar, em conjunto com os professores Maria Marta (Zootecnia) e Augusta Pelinski Raiher (Economia), da UEPG. Ainda o projeto de Avaliação Genética do Purunã, pelo pesquisador José Luiz Molleta (Iapar), em parceria com a professora Luciana Leal (Zootecnia); o trabalho sobre ‘Palmáceas’, pelo pesquisador Francisco Paulo Chaimsohn e a professora Nelci Catarina Ciquetto Silva (Engenharia de Alimentos). Somam-se ainda participações de pesquisadores do Iapar em cursos de pós-graduação da UEPG e projetos em parceria com o professor Adriel Ferreira da Fonseca, do curso de Agronomia.
Além do reitor Luciano Vargas, a UEPG foi representada na assinatura do convênio pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Osnara Mongruel Gomes; o diretor de Pós-graduação, Adriel Ferreira da Fonseca; e o diretor da Agência de Propriedade Intelectual e Inovação (Agipi), Ricardo Ayub. Do Iapar registra-se a presença diretor do polo regional de Ponta Grossa, Roger Daniel de Souza Milléo.