UEPG e SEMA definem detalhes para oferta de residência técnica
24/08/2017 - 11:36

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu, na terça-feira (22), a visita do diretor geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Paulino Mexia, acompanhado do coordenador de Resíduos Sólidos, Vinicio Bruni, e do chefe do escritório regional da secretaria em Ponta Grossa Luiz Paulo Rover. No encontro discutiram detalhes para o processo de seleção de profissionais para o Programa de Residência Técnica Ambiental e especialização em Engenharia e Gestão Ambiental do Setor Público, por meio convênio firmando entre a SEMA e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

O convênio foi assinado em 2016, seguindo o modelo da Programa de Residência Técnica que a SETI já desenvolve nas áreas da Projeto e Obras Públicas de Edificações e Gestão Pública, com ênfase em Políticas Sociais, com suporte das universidades estaduais. A exemplo do que ocorre com essas modalidades de residência, a UEPG será a responsável pelo processo de seleção dos residentes recém-formados nas áreas das Engenharias, Arquitetura, Direito, Biologia, Geografia e Geologia, além de funcionários púbicos que atuam na área ambiental. A expectativa é de iniciar as atividades dos residentes ainda neste ano.

De acordo com o convênio, deverão ser ofertadas 120 vagas, das quais 70 para residentes que serão bolsistas e atuarão no sistema público estadual e 50 destinadas exclusivamente para servidores públicos do sistema SEMA realizarem apenas o curso de especialização. Os alunos com até três anos de formados desenvolverão a especialização e residência com desenvolvimento de atividades práticas dentro das quatro instituições vinculadas à SEMA: Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Águas do Paraná, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências e Mineropar.

Os cursos de especialização são gratuitos e os residentes que não integram o quadro de servidores públicos recebem bolsa auxílio de R$ 1,9 mil. Durante os cursos, os alunos desenvolvem 30 horas semanais de atividades ligadas à sua área de formação em diversos órgãos da administração estadual.

Ainda participaram do encontro, o professor o professor Marcos Rogério Szeliga, do Departamento de Engenharia Civil, e o coordenador geral da Coordenadoria de Processo de Seleção (CPS), Edson Luiz Marchisnski. A CPS é responsável pelos concursos vestibulares, testes seletivos, concursos públicos e outros processos seletivos internos da UEPG, assim como presta serviços na realização processos de seleção para outras instituições e órgãos públicos.