UEPG e Unioeste ofertam curso de Libras para a comunidade
26/02/2014 - 14:47

O Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (Delin) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, associada ao Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) ofertam à comunidade o curso básico de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

UEPG – Na UEPG os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira (28/2), das 9 às 11h30 e 13h30 às 17h, no Delin (Bloco B, Campus Central). O Delin oferta 30 vagas e o curso tem uma taxa única para o semestre, no valor de R$ 220. As aulas serão ministradas pelo professor Carlos Eduardo Scremin, aos sábados no período da manhã (primeira turma) e à tarde (segunda turma), com início em 8 de março.

Unioeste – As inscrições na Unioeste começam no próximo dia 3 e seguem até o dia 7 de março. O curso de Libras é gratuito e para ingressar deverão ser apresentados o requerimento de matrícula; foto 3x4; comprovante de residência; cópias da certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF.
Podem se inscrever alunos a partir de 17 anos, e no caso do aluno ser menor de idade, a matrícula deverá ser feita pelo responsável. Se o interessado for professor ou funcionário da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (comprovar com o contra-cheque), se o vinculo for com a Unioeste (comprovar com declaração emitida pela Instituição), se for familiar de surdo (comprovar com documentação, sendo esta audiometria e comprovante de parentesco).

O CAS tem a finalidade de promover a formação de profissionais habilitados como professores, tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, instrutores surdos e demais profissionais para atuar com alunos surdos ou com perda auditiva. O Centro ainda oferta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com perda auditiva e surdez da Rede Pública Municipal de Ensino.

A proposta deste centro é de enfrentar os inúmeros problemas ocasionados por causa das barreiras de comunicação e na execução dos objetivos previstos nas diretrizes estabelecidas para a educação dos surdos. Um dos seus objetivos é oferecer condições adequadas para o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno com surdez e contribuir para a sua emancipação política e social.