UEPG inicia comemorações aos seus 40 anos e entrega homenagem à secretária Lygia 18/05/2009 - 10:50

Uma das seis Instituições Estaduais de Ensino Superior mantidas pelo governo do Paraná abriu na noite da última sexta-feira (15/05) as comemorações referentes aos seus 40 anos. Trata-se da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que comemora seu aniversário com diferentes atividades culturais e artísticas durante o ano.
Em uma cerimônia realizada no tradicional Cine-Teatro Pax de Ponta Grossa, reformado recentemente com recursos da UEPG e de parceiros da iniciativa pública e privada, personalidades que de alguma forma contribuíram com o desenvolvimento da instituição receberam as mais altas honrarias da instituição: a Medalha do Mérito Universitário e a Láurea Administrativa.
A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Lygia Lumina Pupatto, falando em nome dos homenageados, destacou o orgulho em receber uma honraria como a Medalha do Mérito Universitário. “Sinto-me muito honrada com essa homenagem. Como professora e secretária de Estado, vocês podem ter a certeza de que essa medalha no meu peito representa uma responsabilidade ainda maior daqui para frente”, disse Lygia.
Além da secretária, receberam a Medalha de Mérito Universitário o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Aldair Tarcísio Rizzi; o deputado estadual Jocelito Canto (PTB); a ex-deputada federal e professora da UEPG, Selma Schons; e o bolsista de produtividade do CNPq e também professor da UEPG, Gilvan Wosiacki. Para reconhecer a dedicação enquanto integrava o quadro de funcionários da UEPG, a agente universitária aposentada Cléa Miranda recebeu a Láurea Administrativa.
Instituída pela Resolução Universitária n° 4, de 14 de julho de 1985, a Medalha do Mérito Universitário se volta ao reconhecimento do trabalho de personalidades eminentes, professores, agentes universitários e acadêmicos pelas significativas contribuições à educação, à cultura e ao desenvolvimento da UEPG. A Láurea Administrativa integra o Regimento Geral da UEPG, no seu capítulo III, e premia o agente universitário em final de carreira por sua destacada trajetória profissional na instituição.
Para o vice-governador, Orlando Pessutti, a UEPG representa um símbolo do desenvolvimento da cidade de Ponta Grossa. “Nesses últimos 40 anos, nós vimos surgir uma fantástica instituição de ensino superior que fez com que a região dos Campos Gerais tivesse sua trajetória modificada pelas ações da educação”, destacou o vice-governador.
O reitor da UEPG, professor João Carlos Gomes, relembrou as palavras do primeiro reitor da universidade, o professor Álvaro Augusto da Cunha Rocha, quando houve o anúncio do reconhecimento federal da Universidade. “Desde nossos primeiros cursos, que unidos deram origem à universidade, da criação oficial em 1969 e do reconhecimento em 1973, muitas coisas grandiosas aconteceram. Como é impossível destacar todas as pessoas que contribuíram para a consolidação deste sistema de ensino superior, a universidade faz isso de maneira simbólica, por meio da outorga do Mérito Universitário e da Láurea Administrativa”, disse o reitor.
HISTÓRICO
Ao longo de sua história, a UEPG abre espaço em seus diferentes cursos para a comunidade de um vasto território da região Centro-Sul paranaense, que abrange 48 municípios e uma população estimada em um milhão de habitantes. De sua sede em Ponta Grossa, município com cerca de 300 mil habitantes, alguns campi avançados foram instalados, em colaboração com os governos municipais da região. Esses campi se localizam em Telêmaco Borba, Castro e Jaguariaíva.
Para se entender o significado da presença da UEPG no ensino superior, basta citar que atualmente a universidade mantém 43 opções em 37 cursos de graduação entre bacharelados e licenciaturas, além de oferecer ensino em nível de pós-graduação, através de 12 especializações, 10 mestrados e três doutorados.  Do universo acadêmico da UEPG, fazem parte 13.222 alunos, 8.551 apenas na graduação e na pós-graduação. São cerca de 2.600 alunos envolvidos no programa de ensino a distância, através da Universidade Aberta do Brasil.
Atualmente, a universidade tem 801 professores, dos quais 85% são mestres e doutores. Além dos docentes, a universidade ainda conta com 822 agentes universitários efetivos. Algumas das últimas conquistas da universidade foram o retorno do curso de Medicina; a construção do Hospital Regional dentro de um dos campi; e o ótimo desempenho nas avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que em 2008 colocou a UEPG, junto com duas universidades federais mineiras, como a instituição com maior número de cursos com notas máximas (Agronomia, Farmácia e Odontologia).