Últimos dias para inscrições no Vestibular de Inverno da UEM e UEPG 04/05/2016 - 09:40

O prazo de inscrições para o Vestibular de Inverno 2016 das Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e de Maringá (UEM) está terminando. No total serão ofertadas mais de 2 mil vagas em cerca de 100 cursos. As provas serão realizadas em julho.

Na UEM, o prazo de inscrição termina nesta quarta-feira (4). Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela internet em www.vestibular.uem.br. A taxa de inscrição é R$ 136,00 cujo pagamento poderá ser feito até a próxima sexta-feira (6). Outras informações sobre o concurso estão no Manual do Candidato www.npd.uem.br/cvu/relatorios/manual_candidato_8.pdf.

Para este concurso foram abertas 1.470 vagas, distribuídas em cerca de 70 cursos de graduação. 20% das vagas, em cada curso, destinam-se ao Sistema de Cotas Sociais adotado pela instituição. As provas serão aplicadas entre os dias 17 e 19 de julho em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama. Os locais de prova serão divulgados a partir de 17 de junho pela Comissão Central do Vestibular Unificado.

Em Ponta Grossa, as inscrições seguem abertas até o dia 11 de maio. Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela Internet www.cps.uepg.br/vestibular. As provas serão aplicadas em 17 e 18 de julho, em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. São 726 vagas, distribuídas em 36 cursos. Os locais serão divulgados a partir de 17 de junho no site www.cps.uepg.br/vestibular.

No dia 19, a partir das 17h, serão publicados os gabaritos. A relação de aprovados em primeira chamada e lista de espera deve ser divulgada até 14 de setembro.

COTAS E ENEM - Na UEPG, o candidato poderá optar pelos sistemas de cotas para estudantes das escolas públicas e para estudantes negros. Nos dois casos, deverão ter cursado todas as séries do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio na escola pública. Essa comprovação se dará mediante a apresentação do histórico escolar no ato da matrícula e registro acadêmico. Os candidatos que não se enquadram nessas duas opções concorrem pela chamada cota universal.

A UEPG possibilita também ao candidato o aproveitamento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), opção que deve ser expressa pelo candidato no ato da inscrição. Para tal, deverá ter um aproveitamento mínimo de 40% nas provas objetivas do Enem. Por meio de fórmula descrita no Manual do Candidato, a nota do Enem será acrescida à pontuação final do candidato.