Unioeste-Cascavel comemora aniversário e inaugura representação do Sistema Solar 17/08/2017 - 09:39

Nesta quarta-feira (6), o aniversário de 45 anos do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi marcado pela inauguração do Sistema Solar no Espaço Ciência. O Espaço, que fica no canteiro central do Campus, é destinado a descobertas e experimentos. No local, também já estão o Relógio do Sol e a Cápsula do Tempo.

Segundo o idealizador dos projetos, o professor Vilmar Malacarne, do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciência e Matemática, o Brasil possui um dos piores índices de avaliação internacional no que diz respeito a aprendizagem em Ciências. “Nós estamos criando, aos poucos, um lugar destinado às crianças. Para elas gostarem e quererem aprender Ciências”, explica o professor Malacarne.

O Espaço Ciência é um local que serve tanto para os acadêmicos quanto para crianças ou estudantes de escolas que queiram conhecer a ciência de forma mais participativa. “Tudo que envolva o ensino e a ciência, que sirva tanto para os nossos alunos quanto para a comunidade vir a universidade é essencial. É fundamental que a universidade sirva de espaço de estudo para a juventude para que esses jovens atuem no desenvolvimento da nossa região e do nosso estado”, diz o diretor geral do Campus de Cascavel, Alexandre Almeida Webber.

De acordo o professor Malacarne “A maioria dos livros passa uma imagem distorcida do que é o nosso Sistema Solar”. O tamanho, as proporções e a localização dos planetas nem sempre estão representados conforme a realidade. No Sistema Solar do Campus, os planetas estão na posição exata do dia 16 de agosto de 2017, quando o Campus completa 45 anos. “Existem muitos sites que nos permitem saber a exata localização dos planetas em cada dia do ano durante toda a existência e nós buscamos a data específica do aniversário de 45 anos do Campus”, completa o professor. Até mesmo as cores foram colocadas conforme são observadas aqui da Terra.

O Sistema Solar da Unioeste é todo feito com bancos de concreto e os planetas foram confeccionados em aço. Para que fosse possível colocar todos os planetas de forma visível e no mesmo espaço, foi preciso utilizar duas escalas, uma que diz respeito ao tamanho dos planetas e outra para a distância entre os astros. Todos os planetas estão identificados com uma placa com um conjunto de informações sobre cada um deles.


Esses dados foram estudados e calculados por alunos e professores de vários cursos da instituição. O projeto foi executado com apoio do Campus de Cascavel e da Associação dos Docentes da Unioeste de Cascavel (ADUC).

Ainda em comemoração ao aniversário, à noite foi realizada uma cerimônia para homenagear diversas pessoas que tiveram participação na história da instituição, também foi lançado o selo comemorativo dos 45 anos do Campus. O evento também foi marcado pela inauguração do Memorial dos Fundadores do Campus, que está localizado entre as passarelas de acesso ao prédio de salas de aula.