Unioeste amplia número de bolsas de iniciação científica 02/10/2008 - 15:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) registra continuamente o aumento de bolsas de iniciação científica que são oferecidas aos acadêmicos da instituição, e que vem possibilitando a ampliação de projetos de pesquisas desenvolvidos.
Nesta semana, a Unioeste conquistou mais dez bolsas de iniciação científica provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com esta ampliação, o número de alunos na iniciação científica contemplados com bolsas do CNPq saltou de 60 para 70.
Além do CNPq, outros órgãos fomentadores da pesquisa vêm aumentando seu número de bolsas concedidas à Unioeste. Recentemente a Seti, por meio da Fundação Araucária, autorizou o repasse de mais nove bolsas, que passou de 37 para 46. Também o PIBITI/CNPq ampliou de cinco para sete bolsas.
Com recursos próprios, a Unioeste aumentou o número de 91 para 96, além de oito bolsas que são bancadas pela iniciativa privada. A partir deste semestre, a empresa Prati Donaduzzi, que atua no setor farmacêutico, através de convênio com a Unioeste, vem oferecendo oito bolsas de iniciação científica. As bolsas concedidas pela Unioeste são no valor de R$ 200,00 as demais são de R$ 300,00.
Segundo destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professora Fabiana Scarparo Naufel, “o aumento do número de bolsas de iniciação científica é reflexo da melhora significativa dos indicadores de qualidade da pesquisa da Unioeste, como o número e o conceito dos programas de pós-graduaçao stricto sensu, bolsistas produtividade e grupos de pesquisa consolidados. Isso tudo traduz o crescimento e o amadurecimento da Unioeste”.
Na avaliação da pró-reitora, “a iniciação científica contribui na formação de recursos humanos para a pesquisa de forma decisiva, pois abre novos caminhos aos alunos, que na maioria das vezes seguem com suas pesquisas em programas de mestrado e doutorado”.
O programa de iniciação científica da Unioeste atende bolsistas dos campi de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, que desenvolvem trabalhos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes.